Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Campos leite

Agricultura presta assistência técnica para manejo reprodutivo de gado leiteiro

O programa Campos Leite já direcionou para a Abravoleite um dos oito resfriadores adquiridos pela Secretaria de Agricultura

Publicado em 31/01/2023 às 08:40
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Campos - Eduardo Alves)

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca está levando assistência técnica em manejo reprodutivo de gado leiteiro a pequenos produtores e produtores familiares, organizados em associações rurais. O trabalho foi iniciado nas propriedades cadastradas na Associação dos Bravos Produtores de Leite (Abravoleite), no Assentamento Zumbi dos Palmares.

"A gente nunca recebeu essa assistência antes. A equipe da Prefeitura já esteve duas vezes na minha propriedade e o veterinário trouxe ultrassom e outros aparelhos para verificar as condições do gado e passou orientações que são muito importantes para o produtor rural desenvolver suas atividades. Há 20 anos que a gente espera essa atenção, esse apoio que a Prefeitura vem dando aos produtores de Zumbi. Só temos a agradecer e acreditamos que esse ano vai ser de prosperidade para nossa atividade agrícola", disse o produtor rural Rogério Azevedo de Souza.

O trabalho está sendo feito por meio do programa Campos Leite, que já direcionou para a Abravoleite um dos oito resfriadores adquiridos pela Secretaria de Agricultura com recursos de emenda parlamentar. De acordo com o médico veterinário e diretor do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Ramiro Elvio, o manejo reprodutivo envolve práticas e técnicas que garantam a eficiência produtiva.

“O trabalho está sendo executado por um de nossos veterinários, especialista em reprodução e esse manejo exige técnicas diversas, também relacionadas à nutrição, à sanidade e ao bem-estar animal, para a geração de crias fortes e sadias e o aumento da produção leiteira. Esse atendimento está sendo prestado aos produtores da Abravoleite, que a Secretaria de Agricultura auxiliou na regulamentação e criação. À medida que o rebanho for beneficiado, levarmos as orientações a produtores familiares de leite de outras associações”, contou Ramiro.

O secretário de Agricultura, Almy Júnior, destaca que, “sem tecnologia, a atividade agrícola, incluindo a bovinocultura leiteira, não se desenvolve”.

“O programa Campos Leite tem o objetivo de prestar assistência técnica, promover a implementação de novas tecnologias no campo para o aperfeiçoamento da atividade e estimular o associativismo ou cooperativismo, para que o pequeno produtor melhore sua renda, a produtividade. No caso do manejo reprodutivo do gado leiteiro, o resultado é justamente um leite de mais qualidade, o que permite ao produtor ampliar seus ganhos, agregar valor à sua produção com a geração de produtos derivados. O adequado manejo do gado leiteiro para a reprodução é fundamental para a saúde do rebanho e para o aumento da produção leiteira em nosso município”, declarou Almy.

CAMPOS LEITE - Por meio do programa municipal Campos Leite, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca apoia pequenos produtores de leite com assistência técnica em diferentes áreas, como as relacionadas à pastagem, nutrição e reprodução animal; com a vacinação gratuita de rebanhos, além de cursos e capacitações para o emprego de novas tecnologias no campo. Entre os benefícios disponibilizados aos produtores pelo programa, a Secretaria de Agricultura adquiriu, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal, oito resfriadores com capacidade de armazenar 2 mil litros de leite por dia, em sistema de duas ordenhas, o que vai possibilitar o aumento da renda de mais de 2.200 famílias de produtores de leite de sete localidades de Campos, beneficiando diretamente cerca de 160 pequenos pecuaristas. Os geradores movidos a gasolina podem ser usados em casos de falta de energia, impedindo que a produção seja perdida ou que o leite perca algumas de suas propriedades sem o devido resfriamento.

MATA DA CRUZ – O trabalho que hoje é desenvolvido em Zumbi dos Palmares será levado, em seguida, para as propriedades de um grupo de produtores que estão se organizando na Associação de Produtores Rurais de Mata da Cruz. A associação também foi beneficiada com um resfriador de leite e um gerador. “Individualmente, pequenos produtores têm dificuldade de destinar e escoar sua produção. Em associação, eles se fortalecem e passam a ter acesso a diversas formas de apoio do poder público, como os resfriadores, que não podem ficar no CPF de uma pessoa, mas sim sob a concessão e responsabilidade de uma associação. Antes, esses produtores alugavam ou tinham um tanque de um laticínio, para o qual o leite era direcionado. Com os novos resfriadores e geradores, eles passar a ter independência para fornecer o leite para quem oferecer uma remuneração melhor”, explicou o diretor do SIM, Ramiro Elvio.

“A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, tem ajudado muito os produtores de nossa comunidade, da nossa região. Começamos a receber assistência técnica para o uso do resfriador, para melhorar a qualidade do nosso leite, e vamos ter esse projeto da reprodução do gado leiteiro, que é muito importante para a gente. Tudo isso tem fortalecido nosso trabalho. Antes, a gente dependia de outras associações e, agora, montando a nossa Associação de Mata da Cruz, vamos vender o leite, a nossa produção para quem a gente achar que convém. Estamos muito agradecidos com a inciativa da Prefeitura”, destacou o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Mata da Cruz, Jurandir Perciliano.

Siga o Portal da Cidade no Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece em Campos, e Região, clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário