Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Produção de leite

Programa Campos Leite: resfriadores e geradores vão beneficiar escoamento

Trata-se de um importante apoio para o Programa Campos Leite, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca

Publicado em 18/08/2022 às 11:54

(Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Campos - Aldo Viana)

Campos recebeu mais um importante apoio para o Programa Campos Leite, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Chegaram ao município oito resfriadores e a mesma quantidade de geradores de energia. O anúncio foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho essa semana.

Segundo o prefeito, o próximo passo é cadastrar as associações e os grupos de produtores para que essa concessão seja realizada em um curto prazo. O programa visa trabalhar a cadeia produtiva do leite em Campos, visando a retomada do protagonismo da produção leiteira no município.

Os equipamentos vão beneficiar os produtores rurais, que poderão armazenar todo leite produzido até a chegada do transporte da indústria. “Seguimos trabalhando para uma Campos cada vez mais eficiente e produtiva”, afirma o prefeito. Os recursos para os equipamentos são de emenda parlamentar.

Por meio do Campos Leite, a Prefeitura de Campos vai criar políticas públicas para atender aos produtores de leite com assistência técnica, capacitação, através do Programa CapacitaAgro Campos. “Quando o programa foi criado, pensou principalmente no produtor de leite, que é quem mais sofre com estradas precárias e pontes. Esse é mais um movimento da Prefeitura de Campos para que o município retome o protagonismo da produção leiteira”, disse o secretário de Agricultura, Almy Junior, que acrescentou:

“Estes equipamentos resfriadores são instrumentos importantes para os produtores terem segurança na produção. Os produtores que têm resfriadores para armazenar o leite têm o risco de perder muito pequeno porque ele pode ficar até dois dias armazenado em uma temperatura estabelecida para que a gente possa avançar nesse segurança e não ter prejuízo. A ideia é fazer parceria com as associações de produtores para que possamos entregar os resfriadores e serem utilizados na produção leiteira e dar segurança aos produtores de que a produção dele vai ser recolhida a tempo e ele não vai ter prejuízo”.

Estradas e alimentos - Através do Programa Estradas do Produtor, a Prefeitura de Campos já recuperou mais de 500 km de estradas vicinais no interior do município, contribuindo para o escoamento da produção agrícola. Outra importante iniciativa é o Caminhão Alimenta Brasil, doado pelo Ministério da Cidadania, que o município recebeu em julho.

Fonte:

Deixe seu comentário