Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

segurança alimentar

Com dois pontos em Campos, Café do Trabalhador alcança marca importante

O programa do Governo do Estado que fornece a primeira refeição do dia ao preço popular de R$ 0,50, chegou à marca de 1 milhão de cafés servidos

Publicado em 30/01/2023 às 06:55

(Foto: Reprodução)

O Café do Trabalhador, programa do Governo do Estado que fornece a primeira refeição do dia ao preço popular de R$ 0,50, chegou à marca de 1 milhão de cafés servidos em apenas seis meses de funcionamento. Ao todo, já são 27 municípios atendidos e 28 pontos em diferentes localidades no estado. Em Campos, há dois pontos, um na Rodoviária Roberto Silveira e outro na Praça do Amarelinho, em Guarus.

Pão com manteiga, café, leite e uma fruta são os alimentos que compõem o kit do Café do Trabalhador. Os clientes ainda recebem guardanapos, mexedor descartável, sachês de açúcar ou adoçante.

- Esse projeto é um grande aliado da população fluminense que precisa acordar cedo e acaba saindo de casa sem garantir o café da manhã. Com a primeira refeição do dia assegurada, esse trabalhador tem acesso a uma refeição balanceada e de qualidade para iniciar as atividades do dia - diz o governador Cláudio Castro.

O projeto, administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), também tem como característica a contratação de moradores que residem próximo aos polos, de modo a fomentar a empregabilidade local. Em cada unidade a movimentação é grande e são distribuídos em média 500 kits por dia. A previsão é de que novos pontos sejam inaugurados durante o ano.

- A insegurança alimentar tem se agravado no Brasil, e o Café do Trabalhador é um importante passo do Governo do Estado no enfrentamento desta questão. Chegamos ao sexto mês do programa e temos muito ainda a avançar, mas nos sentimos realizados em poder garantir, mesmo que em estágios iniciais, um dos direitos primordiais e universais, que é o acesso à alimentação adequada, segura e em quantidade suficiente para quem precisa - ressalta o superintendente de Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos no Estado, Victor Hugo Miranda.


Fonte:

Deixe seu comentário