Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

oportunidade

Novos estagiários do “Primeira Chance” são recepcionados na Prefeitura de Campos

A expectativa é que até o final do mês seja divulgado edital para um novo processo seletivo

Publicado em 02/08/2022 às 07:03

(Foto: Divulgação: Prefeitura Municipal de Campos )

No mês em que se comemora o Dia do Estagiário (18 de agosto), a Prefeitura de Campos recepcionou, nesta segunda-feira (01), novos convocados do programa de estágio "Primeira Chance". Os acadêmicos aprovados no processo seletivo foram recebidos pelo secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, e equipe, na sede da Prefeitura. Esta é a segunda turma convocada para estágio do programa “Primeira Chance” a dar início aos trabalhos nos diversos setores municipais em 2022.

A expectativa é de que, até o final do mês, mais um edital seja divulgado para a seleção de novos acadêmicos de 16 áreas, segundo informou Wainer. Nesta nova chamada, foram selecionados 90 novos estagiários das áreas de Direito, Medicina, Agronomia, Geografia e Economia. Eles agregarão o quantitativo de 291 acadêmicos que já atuam em diversas áreas da administração pública de Campos.

Wainer, que é professor de Filosofia e já atuou como estagiário na Universidade Federal de Juiz de Fora, conversou com os futuros estagiários, transmitindo confiança e ensinamentos.

“É natural que haja um período de adaptação. Ninguém deve ficar ansioso e preocupado. Essa fase de adaptação é da vida, ela não é do estágio. Sempre quando você inicia algo novo, pode acontecer de logo você se adaptar ou não se adaptar. Por isso existe uma área de Direitos Humanos. Então, pode acontecer de dar tudo certo e pode acontecer de o local não ser o adequado, você não se adaptar. Isso faz parte e deve ser tratado com muito zelo”, afirmou.

“O estágio é um campo de aprendizagem. Não cabe nem um tipo de relação que não seja a profissional. Estagiário deve ser respeitado na sua dignidade de aprendiz”, completou o secretário.

O subsecretário de Gestão de Pessoas, Felipe Augusto Almeida, também conversou com os convocados sobre o programa de estágio.

“A gente tem um olhar diferente para esse programa. A gente entende a importância do campo de estágio na vida de vocês. Mas para nós, no dia a dia, nas rotinas administrativas das secretarias onde nós estamos, a gente sabe o quanto é importante a presença de vocês. Há algum tempo atrás, também já fui estagiário. E temos outros estagiários que se destacam no nosso dia a dia, porque vem com o entendimento de que esse é o momento de aprendizado, que vai contribuir com a formação de vocês”, disse.

A pedagoga e coordenadora pedagógica do “Primeira Chance”, Celene Queiroz, comentou sobre a importância do estágio para a formação profissional. “O estágio é aprendizado. Ninguém consegue chegar aonde deseja sem passar por esse primeiro momento. É uma porta que está se abrindo. A gente gosta muito de saber o quão importante o programa tem sido na vida de tantos estagiários. É muito lindo quando a gente recebe a visita deles para dizer que passaram em concursos. É isso que me faz continuar, cada vez mais, permanecer onde estou”, comentou.

Alunos do 8° período do curso de Direito, Júlia Riscado e Arthur Gomes, aprovados na seleção, comentaram sobre a importância desta oportunidade de estágio.

“É a primeira vez que vou estagiar. É uma oportunidade única, na qual eu posso evoluir aqui dentro e, ainda, abrir um leque de oportunidades”, disse Júlia.

“Eu já estagiei antes, mas na administração pública é a minha primeira vez. Eu acho que é um setor muito bom para estagiar. É uma oportunidade única e maravilhosa”, afirmou Arthur Gomes.

Fonte:

Deixe seu comentário