Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

novidade

Ônibus Lilás: projeto em Campos terá início sexta

Primeira linha circular será Penha-Centro, com itinerário das 15h às 19h. Outros bairros e localidades do município também serão atendidos pelo projeto

Publicado em 20/01/2023 às 06:19

(Foto: Divulgação)

Um projeto pioneiro em Campos terá início nesta sexta-feira (20). Trata-se do Ônibus Lilás – É Delas Para Elas, que começa a circular na linha Penha-Centro, com itinerário das 15h às 19h. Outros bairros e localidades serão atendidos. O projeto é uma realização da Prefeitura de Campos, por meio de uma parceria entre a Subsecretaria de Políticas para Mulheres e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). 

O Ônibus Lilás irá atender mulheres de todas as idades, pessoas que se identifiquem no gênero feminino e crianças de até 10 anos acompanhadas de pessoas do gênero feminino. De acordo com o presidente do IMTT, Nelson Godá, os cargos de cobrador e motorista serão exercidos por profissionais femininas. O ônibus, com ar condicionado e carregador de celular, foi destinado pelo Consórcio União, com projeção de inserção de mais dois carros.(leia mais abaixo)

“A expansão da frota está sendo possível em função das ações da Prefeitura de fortalecimento do sistema de transporte público, por meio do Programa do Subsídio de Óleo e o auxílio recebido pelo Governo Federal para custeio das gratuidades acima de 65 anos. O ônibus tem capacidade para 44 pessoas sentadas e 28 em pé”, pontuou Nelson, lembrando que o Ônibus Lilás já foi vistoriado pelos agentes do IMTT.(leia mais abaixo)

“Em virtude de crimes contra a dignidade sexual praticados por homens que se aproveitam da grande aglomeração de pessoas dentro dos transportes públicos, a criação do Ônibus Lilás é um destes mecanismos necessários ao enfrentamento da violência em nosso município. E ele não será o único equipamento. Já temos uma rede completa de apoio às mulheres: Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Casa Abrigo da Mulher Benta Pereira, Delegacia Especializada Atendimento à Mulher (DEAM), Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Patrulha Maria da Penha, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM), Ministério Público e Judiciário”, pontuou a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana.

Fonte:

Receba as notícias de Campos dos Goytacazes no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário