Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Benefício social

Recarga do Cartão Goitacá referente ao mês de fevereiro é liberada

Programa de transferência de renda no valor de R$ 200 garante a segurança alimentar de mais de 10 mil famílias

Publicado em 01/02/2023 às 12:47

(Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Campos - César Ferreira)

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nesta quarta-feira (1ª) a recarga do Cartão Goitacá no valor de R$ 200. Com o benefício, as famílias cadastradas no programa de transferência de renda poderão realizar suas compras nos estabelecimentos cadastrados no programa.

O Cartão Goitacá já beneficiou 10.592 famílias desde o lançamento, em 31 de Março de 2022, ultrapassando a meta inicial de beneficiados (10 mil).

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, para este ano, a meta é chegar à marca de 20 mil famílias. A próxima listagem de beneficiários será divulgada no mês de março.

PROGRAMA – Segundo a lei, aprovada na Câmara Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social, estão sendo priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição, idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos; mulheres em situação de violência; e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. E, ainda, ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.

A Prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para a seleção dos beneficiários, que são referenciados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para receber o benefício, as famílias devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI). A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.

Siga o Portal da Cidade no Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece em Campos, e Região, clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário