Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Cultura

SJB: Atrações da Semana do Folclore e Cultura Popular começam neste domingo

Evento é realizado com o intuito de manter viva a tradição folclórica e mostrar o potencial cultural do município

Publicado em 18/08/2022 às 14:24

(Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São João da Barra)

A Prefeitura de São João da Barra promove a Semana do Folclore e Cultura Popular, com atrações que têm como proposta manter vivas as tradições do município. A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, começa domingo à noite, às 20h, na Praça São João Batista, com roda de samba comandada pelo cantor Willis Ferreira e Banda TudoNosso.Com.

Segunda-feira tem contação de lendas a partir das 11h, no Palácio Cultural Carlos Martins, com o historiador André Pinto. O evento é aberto ao público e terá como convidados alunos da Apae. “O mangue da moça bonita” e “O frei e as moedas de ouro na foz do Rio Paraíba do Sul” são algumas das lendas do roteiro, que inclui ainda a Lagoa Salgada, patrimônio ambiental do quinto distrito.

Também na segunda-feira tem workshop de dança afro no Cine Teatro São João, das 16h às 17h, com o instrutor Arthur Lima e participação do músico Luan Pessanha. A dança será ao som do atabaque, instrumento típico da arte e religiosidade afro e indígena. Durante a semana, os perfis da Prefeitura nas redes sociais vão exibir contos e lendas sanjoanenses.

"Trabalhar a cultura popular e o folclore é manter viva a identidade do povo, com suas crenças e sua arte, preservando a diversidade cultural e fortalecendo as manifestações que são nosso patrimônio", define a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues.

Fonte:

Deixe seu comentário