Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Início das aulas

Ano letivo na rede municipal de ensino em SJB começa dia 6

Nove mil alunos estão matriculados nas 38 escolas do município

Publicado em 31/01/2023 às 14:39

(Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São João da Barra)

A volta às aulas na rede municipal de ensino em São João da Barra será no dia 6 de fevereiro, com nove mil alunos da educação infantil ao ensino fundamental I e II (regular e EJA) matriculados nas 38 unidades escolares do município. O tema anual para 2023 é “Escola integrada, uma nova forma de aprender: cidadania em ação”. O ano letivo vai até 22 de dezembro.

“Nossa proposta é promover uma educação transformadora, garantindo a todos o direito à aprendizagem e à formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos”, declarou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

Antecedendo o ano letivo, uma série de ações será desenvolvida. Na manhã desta terça-feira, 31, no Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, diretores de escolas se reúnem para acolhimento e apresentação da proposta de trabalho de 2023, com foco nas diretrizes para práticas de gestão. No dia 1º de fevereiro a reunião será em todas as escolas, com a presença dos servidores, que irão conhecer o plano de trabalho anual de atividades escolares.

No dia 2 haverá reunião online de apresentação das propostas de trabalho para os coordenadores pedagógicos, formação para os auxiliares de serviços gerais com o tema “Emoções”, no Sispusba, de manhã e à tarde, ministrada pela Coordenação de Práticas Integrativas, formação para os manipuladores de alimentos (merendeiras e auxiliares de cozinha) com a Coordenação de Nutrição, que acontece de manhã no Ciep e à tarde no CMEA I, em Mato Escuro.

Já no dia 3, no Ciep, das 8h às 12h e das 13h às 17h, tem atividade de abertura do ano letivo em rede, com palestras abordando os temas “Leitura é bom e eu gosto!”, ministradas pelo mestre e doutor em Educação Flávio Valadares e o ator, músico e escritor Rodrigo Lobo, “Eu quero aparecer: o in-fante, a escola e a sociedade”, ministrada pelo ator e professor Paulo César Prazeres Moura e e “Inovação numa Educação empreendedora”, ministrada pelo professor Henrique Daora. O público-alvo são os gestores, professores, mediadores, auxiliares de creche e equipe técnica composta por orientador educacional, pedagogo, assistente social, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

Siga o Portal da Cidade no Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece em Campos, e Região, clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário