Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

lançamento

Autora de Quissamã aborda a depressão através do olhar da neurociência em livro

Obra é a primeira a mesclar ensinamentos neurocientíficos à vivência de um personagem

Publicado em 18/10/2021 às 19:14
Atualizado em

(Foto: Luana Magaldi - Divulgação)

É possível que você já tenha visto ou imaginado alguém triste e isolado e relacionou a situação à depressão ou ainda que tenha se perguntado se aquela pessoa sofria mesmo da doença após presenciar uma crise de irritabilidade. Essas cenas refletem apenas alguns dos inúmeros mitos e preconceitos que rondam a doença. Mas você já se perguntou quais são as possíveis faces da depressão e quais alterações ela provoca no nosso cérebro? Essas são as questões abordadas pela farmacêutica e autora fluminense Fernanda Neves em seu novo livro, “Coisa da sua cabeça? Como a depressão afeta o seu cérebro”.

Hoje doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, Fernanda nasceu e cresceu na zona rural de Quissamã, na Região Norte do estado, em um meio onde depressão e outras doenças mentais eram consideradas como fraqueza e algo ruim. Foi só quando começou a estudar neurociência que ela passou a entender o que realmente acontece no cérebro de uma pessoa com depressão. A partir de então, dedicou-se a disseminar mais informações sobre a doença.

“A depressão atinge milhões de pessoas no mundo e em todos os lugares, sem exceção, encontramos alguém que sofre ou que convive com a doença. Hoje ela é o principal contribuinte para o suicídio. Precisamos, durante o ano todo, sensibilizar as pessoas, falar sobre essa temática, informar e romper mitos e preconceitos para prevenir desfechos fatais”, defende a autora.

No livro, Fernanda transforma o debate sobre a depressão na perspectiva da neurociência em algo simples e acessível para o leitor. E, com a história de um personagem que sofre de depressão como plano de fundo, ela garante leveza e sensibilidade a um tema tão complexo. A obra é a primeira no mercado a mesclar ensinamentos neurocientíficos sobre a doença à vida de um personagem convivendo com a realidade dos dissabores e preconceitos que rondam a depressão.

“O João é o personagem principal do livro e, juntamente com os demais personagens, é baseado em um compilado de relatos dos pacientes com depressão que tive acesso em palestras e nas redes sociais. Ele aumenta a sensação de intimidade e aproxima os leitores, faz com que as pessoas se reconheçam naquelas histórias de vida, sentimentos, sensações”, explica a autora.

Embora a intenção seja que o leitor se enxergue no personagem, Fernanda garante que o livro não é apenas para quem sofre de depressão, mas também para amigos, familiares e profissionais da saúde, para que eles aprendam a lidar e ofereçam compreensão e escuta ativa aos pacientes.

“Além da perspectiva da neurociência, o leitor também vai encontrar uma leitura acolhedora e empática, que vai sensibilizá-lo do início ao fim. O objetivo do livro é que cada leitor possa olhar a depressão e as pessoas que convivem com esta doença a partir de uma nova perspectiva. Ao conhecer o que acontece dentro do cérebro de um paciente depressivo, as pessoas podem compreender que a dor da depressão é real e assim ajudar a salvar vidas e dar esperança aos que necessitam”, revela.

“Coisa da sua cabeça? Como a depressão afeta o seu cérebro” está disponível nas principais lojas de vendas on-line, como Amazon, Americanas, Magalu, Submarino e Shoptime, mas pode ser adquirido também pelo Instagram INSTAGRAM. Já em Quissamã, ele pode ser encontrado, na Consultoria Santuchi e Nosso Espaço Serviço de Psicologia Aplicada.

Sobre a autora

Nascida e criada na zona rural de Quissamã (RJ), interIor do Norte Fluminense, Fernanda é a personificação de uma trajetória de amor aos livros e ao estudo. Com uma infância humilde, começou a frequentar a escola apenas aos cinco anos. Cresceu em um meio onde a depressão e outras doenças mentais eram consideradas como falta de fé ou fraqueza, apesar disso Fernanda enveredou pelo estudo da Neurociência e passou a se dedicar a disseminar informações sobre a doença e como ela afeta o cérebro das pessoas. Formada em Farmácia e doutora em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Neurociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fernanda dá palestras sobre o depressão, é professora em uma instituição de referência em pós-graduação na área de saúde, farmacêutica do município de Rio das Ostras (RJ) e acaba de lançar seu primeiro livro, “Coisa da sua cabeça? Como a depressão afeta seu cérebro”, obra que aborda o funcionamento de um cérebro depressivo com uma linguagem acessível e empática, por meio da história do personagem João.


Fonte:

Deixe seu comentário