Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

situação muito tensa

Manifestantes invadem Esplanada dos Ministérios em busca de intervenção militar

Entre os manifestantes está um grupo de campistas, que chegaram na noite deste sábado (7), em Brasília

Publicado em 08/01/2023 às 15:46
Atualizado em

(Foto: Reprodução: Redes Sociais)

Manifestantes que estavam acampados no QG do exército e protestavam contra os resultado das eleições de 2022, furaram bloqueio de segurança e invadiram a Esplanada dos Ministérios neste domingo (8). Cerca de cem ônibus com protestantes usando bandeiras do Brasil e roupas nas cores verde e amarelo, chegaram a capital federal no início deste domingo, entre eles um grupo com 15 campistas, que já chegaram em Brasília, na noite deste sábado (7).

Os participantes da manifestação pedem a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e até mesmo uma intervenção militar. Os manifestantes furaram o bloqueio das forças de segurança, e inicialmente, a manifestação acontecia de forma pacífica desde as primeiras horas deste domingo, mas perdeu o controle quando todos desceram para a Esplanada.

A situação da segurança dos campistas, e dos outros manifestantes que são de várias partes do país, é bastante preocupante, pois no sábado (7), o ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. No documento assinado pelo ministro, ele informa que o uso da Força nacional será feito para “auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situadas em Brasília, em caráter episódico e planejado”

Segundo, Luís Miranda, um dos manifestantes que está em Brasília, e é morador do Centro de Campos, os policias estão usando gás lacrimogênio, inclusive em idosos, que estavam pacificamente se manifestando. "Estamos neste momento na Esplanada, e o clima de tensão é muito grande, mas ao mesmo tempo estou orgulhoso de estar buscando o melhor para nosso país, e nosso povo", afirmou, Luís.

Siga o Portal da Cidade no Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece em Campos, e Região, clicando aqui.


Fonte:

Deixe seu comentário