Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Evento religioso

SJB promove celebração a Yemanjá nesta quinta-feira

Evento será realizado no Pontal de Atafona com a participação de representantes de religiões de matriz africana, rodas de conversa e cantigas

Publicado em 31/01/2023 às 13:17

(Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São João da Barra)

A Secretaria Municipal de Cultura promove nesta quinta-feira, 2, às 17h, no Pontal de Atafona, um encontro de celebração a Yemanjá, orixá feminino (Iabá) do Candomblé e da Umbanda, religiões de matriz africana que fazem parte da cultura do povo brasileiro. A data consta no Calendário Turístico e Cultural de São João da Barra. O evento será realizado pela primeira vez na areia, no encontro entre o Rio Paraíba do Sul e o Oceano Atlântico.

Após a abertura, comandada pelo secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, haverá roda de conversa com as participações do sacerdote Victor Ty Exu, que vai abordar o culto a Yemanjá na Umbanda e do babalorixá Irani Netto Ty LogúnEdé, cuja fala será sobre o culto à divindade no Candomblé. A programação inclui ainda cerimônia com flores brancas e cantigas tradicionais em homenagem a Yemanjá.

Tradição – O culto a Yemanjá é popular no Brasil por conta de ser um país tropical e também por causa do litoral, já que o culto aos orixás veio da África pelo mar e pela influência de Olokun, rei dos mares. Apesar de o culto a Yemanjá na África ser em água doce, nos rios, antigamente, para os escravos não sofrerem perseguição ao cultuarem os orixás, eles associavam aos santos católicos, pois foram catequizados contra sua vontade para adotarem os santos da igreja. Por isso o sincretismo entre os santos católicos com os orixás, fazendo com que os negros adorassem seus orixás através dos santos católicos.

Na Bahia, por exemplo, Yemanjá está associada a Nossa Senhora da Glória e no Rio de Janeiro a associação é com Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora dos Navegantes. Por esse motivo o culto acorre no dia 2 de fevereiro. Porém as pessoas costumam celebrar Yemanjá também na virada do ano, em 31 de dezembro.

Siga o Portal da Cidade no Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece em Campos, e Região, clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário