Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

governança regional

Fortalecimento do turismo une municípios da região

São João da Barra marcou presença na discussão sobre a regulamentação da Instância de Governança Regional Costa Doce

Publicado em 01/02/2023 às 06:42

(Foto: Divulgação: Prefeitura Municipal de São João da Barra)

São João da Barra participou da discussão sobre a regulamentação da Instância de Governança Regional (IGR) Costa Doce, com o objetivo de fomentar o turismo nos municípios da região. O encontro, nessa segunda-feira, 30, em Campos, contou também com a participação dos gestores municipais de Turismo de outras cidades que compõem a IGR — Cardoso Moreira, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.

Secretário de Turismo e Lazer de SJB, Edivaldo Machado explicou que a proposta é a criação da personalidade jurídica da IGR Costa Doce. “Com isso será possível não só a criação de projetos envolvendo a região, como também a captação de recursos e emendas parlamentares”, salientou. Na ocasião, ele sugeriu que a IGR solicite uma agenda com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Também esteve em pauta a qualificação de pessoal para trabalhar com fomento, com captação e elaboração de projeto, que é uma necessidade dos municípios diante das mudanças introduzidas pela Lei 14.133 (nova Lei das Licitações), que entrará em vigor no dia 1º de abril.

Edivaldo Machado ainda lembrou que São João da Barra aderiu, em dezembro, ao Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). O desenvolvimento do turismo também é meta do consórcio, com o projeto “Caminhos do Açúcar”, que tem como um dos objetivos criar um novo roteiro turístico a fim de impulsionar o desenvolvimento na região.

O secretário também confirmou a participação de São João da Barra na Abav Expo 2023, a maior feira de turismo do país, que acontece em setembro, no Rio. “Estamos atentos a essa nova realidade do turismo, que visa o fortalecimento do setor de forma regional, além do desenvolvimento de ações locais”, completou.

Participaram da reunião subsecretária de Turismo de Campos, Patrícia Cordeiro, que também é presidente do Conselho de Turismo da Região Costa Doce (Conturdoce), o presidente da IGR Costa do Sol, Marco Navega, e a coordenadora de Desenvolvimento Regional do Cidennf, Mariana de Abreu.

Fonte:

Deixe seu comentário