Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Prevenção

Agricultura prorroga vacinação contra aftosa até 30 de junho

A Prefeitura promove a doação das doses do imunizante e disponibiliza agentes de saúde animal para efetuarem a vacinação dos rebanhos

Publicado em 01/06/2023 às 18:44

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Campos)

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca prorrogou, até 30 de junho, a ação do município na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. No Estado do Rio, a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa ainda é obrigatória e os custos com a aquisição e aplicação das doses devem ser arcados pelos produtores. Em Campos, no entanto, a Prefeitura promove a doação das doses do imunizante e disponibiliza agentes de saúde animal para efetuarem a vacinação dos rebanhos de pequenos produtores.

“Dessa forma, a Prefeitura ajuda o pequeno produtor, aquele que tem até 40 cabeças de gado e que ainda tem dificuldades de pagar sozinho pela vacinação do rebanho, e ainda trabalha para promover a saúde pública, ajudando a manter a doença erradicada no estado e no país. Além disso, atendendo nossos pequenos produtores, conseguimos proteger a produção leiteira e de gado de corte”, explica o secretário Almy Júnior.

A meta da Secretaria de Agricultura é vacinar contra a aftosa cerca de 3.500 bovinos de todas as idades. O médico veterinário Ramiro Elvio de Souza diz que nove vacinadores estão atuando na campanha. A relação dos produtores a serem beneficiados pela Prefeitura é disponibilizada pela Defesa Agropecuária do estado.


Siga o Portal da Cidade no Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece em Campos, e Região, clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário