Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

saúde

Campos no 13º Congresso Mundial de Infectologia Pediátrica na África do Sul

Entre os estudos apresentados pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, está a tese de doutorado sobre a infecção por papilomavírus humano.

Publicado em 14/11/2023 às 15:12

(Foto: Arquivo Pessoal / Redes Sociais)

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, está representando o município de Campos no 13º Congresso Mundial de Infectologia Pediátrica (WSPID). O evento, que acontece em Durban, na África do Sul, teve início nesta terça-feira (14) e segue até sexta-feira (17), com representantes de todo o mundo.

Durante a participação no WSPID, o subsecretário irá apresentar dois importantes estudos. O primeiro deles é a experiência única com a vacina Pneumo-13, conhecida como Prevenar 13, e os resultados positivos alcançados em Campos. O segundo estudo é a tese de doutorado de Charbell sobre a infecção por papilomavírus humano (HPV) em mulheres que vivem com HIV. O estudo foi pioneiro no Brasil devido Campos ter usado a vacina contra o HPV desde 2010, ou seja, três anos antes do Ministério da Saúde.

“O estudo envolve a importância da vacinação contra o HPV em mulheres vivendo com HIV e, mais ainda, contribuiu para a extensão de bula da vacina para este grupo de mulheres de 45 anos em 2022. Antes a vacina era aplicada para mulheres de até 26 anos. Nosso estudo serviu como base para as decisões técnicas do Ministério da Saúde”, comemora o infectologista e virologista, Charbell Kury.

PIONEIRISMO

Campos foi o primeiro município de porte médio brasileiro a disponibilizar, gratuitamente, a partir de outubro de 2010, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos com esquema de duas doses, num intervalo de seis meses. O pioneirismo levou Campos a aplicar mais de 100 mil doses do imunizante entre 2010 a 2016, período em que a Secretaria de Saúde foi comandada pelo atual secretário Paulo Hirano. O município tinha à frente do executivo a ex-prefeita Rosinha Garotinho.

Atualmente a vacina é disponibilizada diariamente em mais de 30 Unidades Básicas de Saúde, incluindo a Cidade da Criança, Unidades Pré-Hospitalares, Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), Clínica da Criança, inclusive aos finais de semana e feriados.

Fonte:

Deixe seu comentário