Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

saúde pública

Força-tarefa de vacinação com 247 doses aplicadas na UBSF do Santa Helena

Ação aconteceu neste sábado para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

Publicado em 11/11/2023 às 16:28

(Foto: Kelly Maria - Divulgação Secretaria de Saúde)

Crianças, adolescentes (com idade entre 2 meses e 15 anos completos), além de adultos e idosos compareceram para a Força-tarefa de Multivacinação: Quem Ama, Vacina!, neste sábado (11), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Santa Helena. Em três horas, foram aplicadas 247 doses de imunizantes do calendário rotina, além de Influenza e Covid-19.

Foram disponíveis ainda os imunizantes do Plano Nacional de Imunizações (PNI), que são aplicados em crianças acima dos 2 meses de vida. São elas: VOP (vacina pólio oral) e VIP (vacina inativada pólio) que protegem contra a Poliomielite, causadora da paralisia infantil, além da Hepatite A e B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana) e Febre Amarela. No calendário do adolescente estão a Hepatite B; Tríplice Viral; Difteria; Tétano adulto; DTPa; Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente e Febre Amarela.

O técnico de manutenção mecânica, Matheus da Silva, de 40 anos, levou os filhos para se imunizarem e aproveitou para garantir a proteção contra a gripe e o reforço da covid. “Procuro manter o cartão de vacina em dia e sempre faço a verificação, junto aos postos de saúde, para saber se não está faltando alguma”.

Quem também compareceu ao posto foi a auxiliar de escritório Yasnaia Caetano, 39. Ela levou o filho Tiago, de 12 anos, para atualizar a caderneta vacinal. “Acho esse tipo de ação muito importante, porque com o trabalho, é difícil levá-lo para tomar as vacinas. Hoje, ele já vai sair daqui protegido”.

Mãe do Miguel, de 6 anos, a manicure Lívia Costa, 39, sabe muito bem a importância da vacinação. “Sempre que tem campanha, ou até mesmo, fora dela, meu filho está presente”, disse ela que também aproveitou a oportunidade para receber sua dose contra a gripe e Covid-19.

VACINAÇÃO – A Força-tarefa de Multivacinação teve início em outubro de 2022 com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e levar proteção para público infanto-juvenil. A primeira edição deste ano ocorreu na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Prazeres em 18 de março, quando foram aplicadas 88 doses dos imunizantes para crianças, adolescentes e adultos. No ano passado foram 1.204 doses em sete edições.

Fonte:

Deixe seu comentário