Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

capacitação

Agricultura e Defesa Civil promovem treinamento para operar retroescavadeiras

O treinamento é de cinco dia e foi disponibilizado pelo programa CapacitaAgro Campos, por meio de uma parceria com o Senar-RJ

Publicado em 21/03/2023 às 08:31

(Foto: Divulgação: Prefeitura Municipal de Campos - Josy Alves )

As Secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e de Defesa Civil estão treinando funcionários para trabalharem com máquinas adquiridas pela Prefeitura. Dez funcionários foram selecionados para participar do curso de Operação e Manutenção de Retroescavadeira, um treinamento de cinco dias disponibilizado pelo programa. As aulas começaram nesta segunda-feira (20) e seguem até sexta-feira (24), de 8h às 17h, no pátio da antiga Estação Ferroviária.

A capacitação é inédita na Prefeitura, assim como os investimentos do governo municipal em aquisição de máquinas e equipamentos para as duas pastas. “Isso porque a Agricultura e a Defesa Civil estavam desequipadas no início do governo, sem nenhuma máquina, e a Prefeitura investiu em equipamentos para trabalhos grandes como a reconstrução de estradas e pontes e limpeza de canais. São equipamentos adquiridos recentemente, com recursos municipais e verbas advindas de emendas parlamentares”, contou o secretário de Agricultura, Almy Júnior.

Entre os selecionados para o curso, está Leonardo Peixoto, da Defesa Civil. “Perguntaram quem teria interesse e me ofereci, porque é mais uma aprendizagem e porque as máquinas vão gerar melhores condições de trabalho para a Defesa Civil servir à população. Muitas vezes, a gente tinha de fazer o trabalho manualmente. No caso de uma demolição, por exemplo, a gente recolhia o material, carregava tudo com pá. Agora, com a máquina, é mais eficiência no trabalho e mais segurança para o operador”, explicou.

“É um treinamento importante, porque são equipamentos modernos e precisamos de atualização sempre. Para mim, é uma satisfação operar uma máquina que vai gerar melhorias para a população”, contou Antônio Carlos Gomes Matheus, que trabalha operando retroescavadeiras há cerca de um ano. O colega da Secretaria de Agricultura, Maxuel Ribeiro Matias, acrescentou: "São máquinas modernas e precisamos aprimorar o nosso conhecimento para apresentar, cada vez mais, melhores resultados”.

Instrutor do Senar-RJ, Lourenço de Almeida Pereira destacou a importância do curso. "A importância é treinar os operadores quanto à manutenção e o modo seguro e correto de trabalhar operando uma retroescavadeira. O município, quando adquire máquinas caras como essas, cada uma custa em torno de R$ 600 mil, não pode colocar na mão de uma pessoa que não seja treinada. Então o operador tem que ser treinado para evitar acidentes e trabalhar com segurança”, falou Lourenço, lembrando que o certificado do curso pelo Senar tem abrangência nacional.

Fonte:

Deixe seu comentário