Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

gratuito

Curso de defumação de alimentos é ofertado para agricultores de Campos

Trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Rio)

Publicado em 30/03/2023 às 06:05

(Foto: Divulgação: Prefeitura Municipal de Campos - Paulo César Santos)

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Rio), promoveu, nesta quarta-feira (29), o curso de defumação de alimentos e técnicas de segurança alimentar para pequenos e médios produtores. O curso foi realizado nas dependências da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo.

O agrônomo e chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Paulo Cesar dos Santos, afirmou que o curso foi muito importante para a rede de agricultura familiar. “Os pequenos e médios produtores foram muitos beneficiados com a vinda deste curso para a nossa cidade, de forma totalmente gratuita, oferecido pela Secretaria de Agricultura em parceria com o Senar/Rio, pois é um curso que não tem em nossa cidade e que vai auxiliar bastante a complementar a renda desses pequenos e médios produtores. Esperamos que outros cursos venham acontecer no município principalmente este de defumação, que está sendo muito solicitado pelos próprios agricultores”, afirmou.

Instrutora do Senar/Rio e responsável por ministrar o curso, Beatriz Vieira Miranda, resumiu o curso em uma palavra: sucesso. “Foi de fato algo inesperado, que atingiu um sucesso muito grande. Todos os alunos foram super dedicados, que buscaram entender o passo a passo da defumação de cada alimento, bem como a forma de prepara-lo de maneira correta e de seguir as dicas de segurança alimentar que são necessárias durante a fabricação dos alimentos. Esperamos que a partir de agora eles consigam desenvolver o que aprenderam aqui e decolar na fabricação de alimentos defumados”, pontuou.

O produtor rural Jonas Rodrigues Tavares afirmou que pretende aumentar sua renda a partir da aprendizagem da fabricação de alimentos defumados. “Minha expectativa é de que agora eu e minha família consigamos aumentar a nossa renda a partir da fabricação e comercialização de alimentos defumados. Só tenho a agradecer a Secretaria de Agricultura e ao Senar/Rio pela oportunidade de nos ajudar, oferecendo esse curso de forma gratuita para a nós da agricultura familiar. É um curso que era bastante esperado e que já estamos ansiosos pela segunda edição”, afirmou.


Fonte:

Deixe seu comentário