Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Campos Leite

Produtores receberão novos resfriadores e geradores de energia

Os resfriadores, com capacidade de armazenar 2 mil litros de leite por dia, possibilitará o aumento da renda de mais de 2.200 famílias de sete localidades

Publicado em 27/10/2022 às 17:33

(Foto: Prefeitura de Campos - Foto: Paulo César Santos / Divulgaçã)

Por meio do Programa Municipal Campos Leite, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca vai auxiliar pequenos produtores rurais a fortalecerem a produção leiteira do município. Oito resfriadores e oito geradores de energia, adquiridos recentemente, já foram inspecionados e estão pronto para serem distribuídos em associações rurais, que ficarão responsáveis pelos equipamentos. Os resfriadores, com capacidade de armazenar 2 mil litros de leite por dia, possibilitará o aumento da renda de mais de 2.200 famílias de produtores de leite de sete localidades de Campos, beneficiando diretamente cerca de 160 pequenos pecuaristas.

Mais uma ação da nossa Secretaria de Agricultura que vai beneficiar associações de pequenos produtores rurais, garantindo condições seguras de armazenamento do leite e mais qualidade para o produto. A medida ainda beneficia o produtor ao impedir que atravessadores lucrem em cima de quem não tinhas onde armazenar seu leite até o transporte final”, destacou o prefeito Wladimir Garotinho, que anunciou a entrega dos novos equipamentos para as oito associações localizadas em diferentes regiões de Campos.

As associações de pequenos produtores de leite assinarão um termo de permissão de uso e a estimativa é que de 15 a 20 levem o leite para resfriamento nos tanques. “Cada tanque tem capacidade de dois mil litros de leite em sistema de duas ordenhas, permitindo que sejam armazenados mil litros para resfriamento e, depois, mais mil litros de vez. Isso é importante porque o laticínio vai buscar o leite dia sim e dia não. O tanque, junto com a assistência técnica que vamos oferecer, como melhora na pastagem, na parte reprodutiva; junto com cursos de capacitação para que possam melhorar as técnicas de produção; isso tudo é como uma espécie de pacotão que o município está fazendo para que o produtor não abandone a atividade. As pessoas da cidade têm que beber leite e, se todos precisam beber leite, o campo tem que produzir leite”, destacou o secretário de Agricultura, Almy Júnior.


Fonte:

Deixe seu comentário