Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

benefício

Alerj aprova atendimento psicológico para cuidadores de pessoas com deficiência

Projeto de lei da deputada Índia Armelau segue para análise do governador

Publicado em 08/11/2023 às 08:42

(Foto: Divulgação)

O Programa de Saúde Mental, Prevenção de Depressão e Suicídio, para atendimento psicológico on-line de pais e cuidadores de Pessoas com Deficiência (PCD) foi aprovado em segunda discussão, nesta terça-feira (07/11), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Agora, o governador Cláudio Castro (PL) tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o Projeto de Lei 616/2023, de autoria dos deputados Índia Armelau (PL) e Fred Pacheco (PMN),

A finalidade é oferecer pleno apoio e assistência aos pais e cuidadores cuja renda familiar mensal não ultrapasse o valor correspondente a três salários mínimos. E a implementação do programa deverá acontecer através de convênios, parceria com organizações não-governamentais, universidades e instituições de ensino públicas e privadas, órgãos governamentais e demais setores da sociedade civil.

De acordo com a deputada Índia Armelau, é fundamental prevenir o adoecimento, o estresse, a depressão e até mesmo suicídio de pais e cuidadores diretos de PCDs.

Um dos poucos levantamentos sobre esse tema, feito em 2019 pelo Instituto DataSenado, apresentou um estudo sobre os cuidadores de pessoas com deficiência, doenças raras e idosos. Foram ouvidas pessoas em todo o país. A análise revelou que 55% dos cuidadores abordados se sentem sobrecarregados. E entre os cuidadores familiares, os impactos são emocionais, sociais e profissionais. São indivíduos que estão fora do mercado de trabalho, 79% não trabalham formalmente e a maioria deles, 60%, alegou que gostaria de trabalhar.

“Esse programa é importantíssimo porque cuidar de uma pessoa com deficiência exige muito. É uma jornada diária cansativa, estressante e muitas vezes solitária. Temos que dar acolhimento e plena assistência aos cuidadores, pessoas que precisam de reconhecimento, respeito e uma rede de apoio”, afirma a deputada Índia Armelau.

Ainda segundo o PL 616/2023, o Poder Executivo também está autorizado a criar um aplicativo de celular gratuito e de fácil visualização, com recurso de tecnologia assistiva, para o oferecimento do atendimento psicológico por videoconferência. O agendamento do atendimento psicológico deverá ser realizado diretamente no aplicativo.


Fonte:

Deixe seu comentário