Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

saúde pública

CCZ intensifica ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

Representantes do órgão reforçam a necessidade de os moradores abrirem suas casas para os agentes de endemias

Publicado em 30/10/2023 às 15:27

(Foto: Valquiria Azevedo / Divulgação)

A Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, com mutirões pós-LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti). De janeiro até agora, o órgão já realizou 22 mutirões em diversos bairros do município e outras 13 ações intersecretariais.

No último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, cuja pesquisa de campo aconteceu entre os dias 2 a 6 de outubro, o resultado foi de 2.4%, o menor do ano e também inferior ao anterior, que ficou em 3.3% no Índice de Infestação Predial (IIP) para Aedes aegypti. Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores, Claudemir Barcelos, esse número baixo se dá em virtude das inúmeras ações que o município vem fazendo.

“O trabalho é a prevenção e, para isso, a população precisa fazer a sua parte com os seus ‘10 Minutos Contra a Dengue’, para rever em casa, pratinhos de plantas que estão com água, caixa d’água, pneus, garrafas e qualquer recipiente em que o mosquito possa se reproduzir. Verificar, também, o acúmulo de inservíveis, pois, quem acumula lixo em terrenos ou em casa, facilita para que o Aedes aegypti se reproduza”, pontuou.

Claudemir também ressalta a importância de os munícipes estarem interagidos com o poder público. “A luta contra o Aedes aegypti é de todos. Portanto, é de extrema importância que as pessoas abram suas casas para que nossos agentes de endemias possam atuar”.

MUTIRÕES – O trabalho de prevenção e controle à dengue, zika vírus e chikungunya, feito pelo CCZ, é contínuo e conta com visitação domiciliar diária e bloqueio aeroespacial com fumacê e bomba costal. Esta última atividade ocorre nos bairros com casos positivos das arboviroses. Há também monitoramento com armadilhas (Ovitrampas) e visita quinzenal aos Pontos Estratégicos (PE), como borracharia, ferros-velhos e similares.

O órgão também intensifica essas ações com mutirões, sempre às sextas-feiras, nos bairros que apresentaram índice mais alto no último LIRAa. O trabalho de Educação em Saúde é feito pelo IEC nas escolas, associações de moradores e empresas. Também são realizadas ações integradas com secretarias e órgãos públicos da municipalidade.

De janeiro até hoje, os mutirões pós-LIRAa contabilizaram 39.959 imóveis visitados, além de 1.018 pneus e 1.616 sacos contendo inservíveis recolhidos. Já nas ações integradas com outras secretarias foram 28.320 imóveis visitados; 1.060 pneus recolhidos e 1.228 sacos contendo inservíveis.

CAMPANHA – Os grandes mutirões tiveram início em 9 de fevereiro, quando a Prefeitura lançou a campanha “Dengue Aqui Não”. De janeiro até o dia 20 de outubro de 2023, foram contabilizados 2.891 casos confirmados laboratorialmente e clínico epidemiológico de dengue e 9 de chikungunya. Não há casos de zika.

Fonte:

Deixe seu comentário