Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Vacinação

Força-tarefa de Multivacinação no próximo sábado na UBSF do Parque Santa Helena

Serão aplicadas as vacinas do calendário de rotina da criança e do adolescente, além de Covid-19 e gripe

Publicado em 08/11/2023 às 16:53

(Foto: Vitor Marques / Arte)

Neste sábado (11), acontece mais uma edição da Força-tarefa de Multivacinação: “Quem ama, vacina!”. Desta vez, a ação para atualizar a caderneta de vacinas das crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e 15 anos completos será realizada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Santa Helena. Serão aplicadas todas as vacinas do calendário de rotina, Covid-19 e contra a gripe, das 9h às 12h.


“As vacinas serão aplicadas de acordo com a situação vacinal de cada criança. Não deixem de levar seus filhos para serem vacinados. Teremos profissionais especializados para fazer a triagem e o atendimento é sempre muito rápido”, explica a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Amanda Carvalho.


Para as crianças acima de 2 meses de vida serão oferecidas as vacinas: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio Inativada (VIP), Pólio Oral (VOP), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), febre Amarela, Hepatite A e Varicela.


Já no calendário do adolescente, além de reforços das imunizações feitas na infância, há as vacinas Hepatite B, Tríplice Viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Febre Amarela.


As vacinas Influenza, que previne contra a gripe, e Covid-19 serão aplicadas para o público acima de 6 meses de vida.


Para a vacinação, os pais ou responsáveis legais de crianças e adolescentes que estão dentro da faixa etária, precisam levar apenas os documentos pessoais do filho e a caderneta de vacinação.


A Força-tarefa de Multivacinação é uma estratégia implementada desde outubro de 2022 com a finalidade de elevar os índices de cobertura vacinal, além de aumentar a proteção contra doenças imunopreveníveis do público infanto-juvenil no município. Este ano a ação já ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do Parque Prazeres, Eldorado e Santa Rosa e Shopping Boulevard Campos.


“A adesão da população à imunização é muito importante. Campos já foi referência em vacinação e trabalhamos para retomar esse status, pois vacinas salvam vidas”, reforça Amanda Carvalho.

Fonte:

Deixe seu comentário