Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

doe vida

Hemocentro e Firjan unem forças para expandir a doação de sangue

A expansão das atividades de doação de sangue em parceria é fundamental para garantir o atendimento nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio

Publicado em 30/10/2023 às 17:37

(Foto: Felipe Sales / Divulgação)

Em uma iniciativa conjunta que visa conscientizar o valor e a importância da necessidade da transfusão de sangue no Estado do Rio de Janeiro, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) têm estabelecido parcerias em diversas unidades do SESI e SENAI na região. Recentemente as instituições se uniram para realizar coletas externas nas unidades da Firjan SESI Campos, Itaperuna e Macaé.

“Esta ação conjunta demonstra o compromisso das instituições em fortalecer o sistema de saúde local e garantir que pacientes que necessitam de transfusões de sangue possam contar com um suprimento seguro e adequado”, comentou a assistente social do HRC, Maria Gonçalves.

A colaboração entre a Firjan e o Hemocentro Regional de Campos tem se mostrado positiva, uma vez que proporcionou a oportunidade de expandir as parcerias e a identificação de potenciais doadores voluntários permanentes. A expansão das atividades de doação de sangue em parceria com a Firjan é fundamental para garantir o atendimento não apenas da região onde se encontram as unidades visitadas, mas também para atender as regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

"Temos trabalhado na campanha Doe + Vidas para estimular a doação de sangue nas 20 unidades da Firjan espalhadas pelo Rio de Janeiro. Entre elas, nos polos de Campos, Itaperuna e, em breve, Macaé, realizada em parceria com o Hemocentro de Campos. A ação, em todo o estado, conta com a participação dos nossos colaboradores, familiares, clientes e da sociedade em geral. Conseguimos, até o momento, contribuir com 1.088 bolsas de sangue e isso se reflete em mais de 4.300 vidas salvas", comentou a diretora de Gestão de Pessoas da Firjan, Adriana Torres.

Ao percorrer as unidades da Firjan SESI e SENAI em todo o estado, a federação desempenha um papel essencial na regularidade no estoque de sangue, estimulando cidadãos a contribuir para um suprimento contínuo de sangue.

Requisitos para doar – Para ser um doador de sangue é necessário atender alguns requisitos básicos de condições de saúde: é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal.

O Hemocentro atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região e fica localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju.

Fonte:

Deixe seu comentário