Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

saúde pública

HFM aprimora parque tecnológico com aquisição de novo aparelho

O equipamento garante agilidade e mais precisão, substituindo o processo manual de administração venosa de contraste durante os exames

Publicado em 30/10/2023 às 19:25

(Foto: Isabella Corrêa / Divulgação)

A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), segue investindo na ampliação do seu parque tecnológico. O Hospital Ferreira Machado (HFM) agora conta com um novo equipamento, uma bomba injetora para administração de contraste, utilizada em exames de tomografia. O equipamento garante agilidade e mais precisão, substituindo o processo manual de administração venosa de contraste durante os exames. Atualmente, o HFM conta com duas bombas injetoras. A modernização dos equipamentos faz parte das iniciativas do governo Wladimir Garotinho.

A Bomba Injetora de Contraste é um dispositivo de ponta utilizado para administrar contrastes em exames de imagem, como tomografias e ressonâncias magnéticas. Esses contrastes são substâncias que realçam detalhes anatômicos, permitindo que os médicos identifiquem com maior clareza problemas de saúde, como tumores, lesões e outras condições médicas. A precisão na administração desses contrastes é crucial para garantir resultados diagnósticos confiáveis. O equipamento possibilita que o técnico em radiologia programe a quantidade de contraste necessária no exame, sem a necessidade de se expor a radiação.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde e superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges, expressou a importância dessa nova conquista para a população e o futuro da instituição. "Estamos comprometidos em oferecer tratamentos de ponta e cuidados de saúde excepcionais aos nossos pacientes. A instalação de mais uma Bomba é um passo importante nessa direção, pois aprimora nossa capacidade de fornecer tratamentos precisos e seguros", comentou.

Além da instalação do equipamento, os funcionários do Hospital Ferreira Machado passaram por um treinamento para operar o equipamento. A capacitação visou garantir que a equipe esteja plenamente preparada para utilizar o equipamento de forma eficaz e segura, contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde prestados.

Investindo em tecnologia – “O Hospital Ferreira Machado eleva ainda mais seu padrão de excelência ao contar agora com duas Bombas Injetoras de Contraste, reforçando sua capacidade de oferecer diagnósticos mais precisos e tratamentos eficazes. Essa expansão da tecnologia está destinada a não se limitar ao HFM. O próximo hospital a receber esse avançado equipamento será o Hospital São José, promovendo uma melhoria substancial nos serviços de saúde em toda a região”, destacou o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.

O superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber, que participou do treinamento e teve a oportunidade de verificar em primeira mão o funcionamento do novo equipamento, expressou sua impressão sobre a inovação. "É empolgante ver a Fundação Municipal de Saúde investindo em tecnologia de ponta para melhorar os serviços de saúde em nossa cidade. A Bomba Injetora de Contraste é um exemplo notável de como esses avanços podem impactar positivamente a precisão diagnóstica e, por conseguinte, os custos associados aos tratamentos”, afirmou.


Fonte:

Deixe seu comentário