Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

avanço na saúde

Mutirão de Procedimentos Vasculares beneficia primeira paciente em Campos

Desde os 23 anos de idade, Joice Maria de Oliveira Codeço, hoje com 41 anos, sofria com varizes e teve que ser submetida à cirurgia nesta quarta-feira (08)

Publicado em 09/11/2023 às 07:53

(Foto: Divulgação: Prefeitura Municipal de Campos - César Ferreira)

Foi realizada nesta quarta-feira (08), na Santa Casa de Misericórdia de Campos, a primeira cirurgia do Mutirão de Procedimentos Vasculares. A paciente, a dona de casa Joice Maria de Oliveira Codeço, de 41 anos, sofria desde os 23 anos de idade com varizes que acabaram ocasionando uma úlcera venosa há cerca de 6 anos, caracterizada por uma lesão na perna devido à dificuldade do retorno do sangue ao coração.


A cirurgia durou cerca de 2h, sem intercorrências. O cirurgião vascular Leandro Naked Chalita, responsável pelo Serviço Vascular da Santa Casa de Misericórdia, foi quem realizou o procedimento, acompanhado dos médicos Rodrigo Chicralla e Gustavo Cunha, também cirurgiões vasculares. Joice, segundo Leandro Chalita, passa bem e terá alta hospitalar nesta quinta-feira (09).


Inédito em Campos, o Mutirão de Procedimentos Vasculares, um dos cinco serviços disponibilizados no “Mutirãozão da Saúde”, foi lançado no dia 16 de outubro pelo prefeito Wladimir Garotinho. Segundo Leandro Chalita, é a primeira vez que a Prefeitura realiza um mutirão direcionado para cirurgia de varizes, tratamento com espuma e doppler (ultrassom) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Antes da cirurgia, Joice contou que as varizes pioraram muito após a gravidez dos dois filhos.


“Estou muito feliz por conseguir realizar a cirurgia. Sou grata à Prefeitura pelo mutirão. Se não fosse essa iniciativa do governo, não teria condições financeiras para o devido tratamento”, contou ela, que mora em Ururaí.

Leandro Chalita explicou que no caso de Joice, por causa das varizes calibrosas, houve o comprometimento da veia safena, que teve que ser retirada durante a cirurgia.


“Com a retirada da safena, haverá uma melhora do fluxo sanguíneo e, consequentemente, da ferida, que agora vai cicatrizar”.


O médico disse, ainda, que o serviço vascular trata das doenças circulatórias, tanto às ligadas ao sistema arterial, que são as mais graves, quanto as que tratam do sistema venoso, as famosas varizes.

“Esse mutirão está mais voltado para a parte venosa, ou seja, para o atendimento aos pacientes com varizes de grosso calibre, que são aquelas veias grossas que crescem na perna, podendo levar a feridas, chamadas de úlcera venosa, como aconteceu com a Joice”, acrescentou.


Fonte:

Deixe seu comentário