Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

saúde pública

Projeto Humanizar do HGG vem melhorando a qualidade de vida de pacientes

Mais de 3 mil pacientes foram acolhidos pelo programa, com atividades lúdicas, palestras, rodas de conversa, além de um dia de beleza

Publicado em 24/10/2023 às 13:35

(Foto: Kelly Maria / Divulgação)

Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de Campos vem trabalhando para prestar um atendimento humanizado, fortalecendo e melhorando a qualidade de vida da população. Por meio do Projeto Humanizar, do Hospital Geral de Guarus (HGG), cujo lema é: “Uma atitude de empatia na integralidade do cuidar”, mais de 3 mil pacientes foram acolhidos pelo programa, com atividades lúdicas, palestras, rodas de conversa, além de um dia de beleza.

Iniciado há um ano, o programa começou na clínica médica, estendendo-se para a pediatria, emergência e, também, para os profissionais que atuam na unidade. Segundo a diretora da Clínica Médica do HGG, Luísa Barreto, houve uma melhora significativa na assistência do profissional ao paciente e no quadro clínico dos internados, principalmente os crônicos, com longa duração. Dessa forma, o projeto ajuda a melhorar a acolhida dessas pessoas, levando até elas serviços como: cortes de cabelo e barba; manicure; pedicure; maquiagem; fotografia; bingo; aulas de yoga e pintura, dentre outras atividades.

“Começamos a fazer algumas rodas de conversas com os nossos profissionais para poderem exteriorizar qual eram seus anseios na assistência. Fizemos isso com o objetivo de que pudéssemos trabalhar, principalmente, diante de um trabalhador que já veio de uma pós-pandemia, com índice de ansiedade e depressão muito elevados. Com o projeto, identificamos que houve uma melhora muito grande no humor e no atendimento ao paciente”, ressaltou a médica.

PACIENTES AGRADECEM – A paciente renal crônica, Cláudia Márcia Guimarães dos Santos, 47 anos, contou como o projeto mudou a sua vida nos nove meses em que esteve internada no HGG para a realização de hemodiálise.

“Foi um momento muito difícil para mim e o Projeto Humanizar me ajudou bastante. Nunca fui uma pessoa ligada a cuidados com a beleza, mas quando você fica tanto tempo internado, perde totalmente a autoestima. Nem meu marido e minha família conseguiram fazer o que as pessoas envolvidas nesse projeto fizeram. Recebei todos os cuidados, fiz minhas unhas, sobrancelhas e cortei os cabelos, tudo com acompanhamento do médico e toda a equipe”, disse Cláudia que é moradora do Parque Aldeia 2.

Outro que também agradeceu pelo acolhimento e tratamento que recebeu durante os quatro meses de internação, foi o morador de Santa Cruz, Ronaldo Marques da Silva, de 53 anos. “Gostei muito desse projeto, pois, foi um incentivo a mais para mim. Cortei os cabelos, fiz a barba e participei das palestras. Foi tudo muito gratificante”.

Fonte:

Deixe seu comentário