Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

aperfeiçoamento

Treinamento aprimora cuidados na Pediatria do Hospital Ferreira Machado

O objetivo é atualizar e aprimorar os métodos farmacêuticos utilizados no atendimento às crianças na unidade de saúde

Publicado em 17/10/2023 às 12:30

(Foto: Divulgação: Prefeitura Municipal de Campos - Isabela Corrêa)

Começou nesta segunda-feira (16) o treinamento da equipe de enfermagem da Pediatria do Hospital Ferreira Machado (HFM). O objetivo é atualizar e aprimorar os métodos farmacêuticos utilizados no atendimento às crianças. A capacitação acontece das 14h às 15h e segue até sábado (21), na Clínica Pediátrica. O projeto faz parte do plano de governo do Prefeito Wladimir Garotinho para a saúde municipal.

Durante a semana, os farmacêuticos e enfermeiros pediátricos estão revisando protocolos de administração de medicamentos, cálculos de doses adequadas para os pacientes pediátricos, procedimentos para minimizar os erros e garantir que as necessidades especiais de crianças e bebês sejam atendidas da melhor maneira possível.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde e superintendente do HFM, Arthur Borges, disse que a iniciativa demonstra o envolvimento da equipe na garantia do melhor cuidado para as crianças e os familiares.

“Esse treinamento representa mais um passo importante na busca pelo aprimoramento à assistência médica pediátrica, reforçando a importância da capacitação contínua dos profissionais de saúde envolvidos no cuidado das crianças. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente de tratamento seguro e eficaz para todos os pacientes”, enfatizou.

EQUIPE

A farmacêutica do HFM, Iana Gomes, explicou que a farmácia e a pediatria precisam estar alinhadas para prestar um bom atendimento e, assim, contribuir para a melhoria da saúde do paciente pediátrico. “Na capacitação estamos relembrando alguns conceitos que já fazem parte da rotina da farmácia e da pediatria. Também estamos realizando algumas melhorias, visando o bem-estar do paciente”, disse.

Já o farmacêutico Bruno Pereira, coordenador do setor, disse que a farmácia do HFM cuida basicamente do abastecimento, controle de estoque e conservação correta, entendendo também que tem a responsabilidade de assegurar o uso dos medicamentos de forma certa.

“Desenvolvemos esse treinamento para abordarmos as formas corretas do uso dos remédios. Optamos por iniciar pela Clínica Pediátrica, pois é o local onde o uso é mais detalhado, dependendo do peso, idade e cálculos”, afirmou Bruno.


Fonte:

Deixe seu comentário