Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

saúde

UPH de Travessão com vacinação no feriado prolongado e final de semana

As vacinas também continuam sendo aplicadas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, área central, e na Clínica da Criança, em Guarus

Publicado em 01/11/2023 às 15:50

(Foto: César Ferreira / Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes)

Campos amplia os postos de vacinação no feriado prolongado e final de semana. Assim, de quinta-feira (02) até domingo (05), haverá atendimento para todo o público, na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, e na Clínica da Criança, sempre das 8h às 17h. Em todos os locais será possível tomar as vacinas contra a Covid-19, gripe e do calendário de rotina para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O atendimento é por livre demanda.

A proteção contra a Covid-19 é dividida por faixa etária. Assim, as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias são vacinadas com a Pfizer Baby e devem respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose. Para receber a 3ª dose, o prazo é de, no mínimo, oito semanas.

As crianças de 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias são imunizadas com a Pfizer Pediátrica. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas. A 3ª dose, que é o reforço de ambos os imunizantes, deve ser administrada quatro meses após a 2ª.

As pessoas acima de 12 anos são vacinadas com a Pfizer adulto. Está disponível a aplicação da 1ª dose. Para aquelas que irão receber a 2ª dose e têm entre 12 e 17 anos, o intervalo é de 2 meses. Já para os maiores de 18 anos, o prazo é 30 dias.

Também para as pessoas acima de 12 anos está disponível a dose de reforço da vacina bivalente. Para receber o imunizante é necessário respeitar o prazo de quatro meses a partir da aplicação da 2ª dose do esquema vacinal primário ou da última dose de reforço (3ª ou 4ª dose).

As vacinas do calendário de rotina são destinadas às pessoas com idade a partir dos 2 meses de vida, entre as quais estão a Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e DTP.

Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral.

Para receber a vacina Influenza, que previne contra a gripe, as pessoas devem ter 6 meses ou mais. Essa imunização é feita enquanto durar o estoque.

No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes.


Fonte:

Deixe seu comentário