Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

saúde pública

Visa alerta que o consumo de água não potável pode trazer grande risco à saúde

O uso de água de poço artesiano em estabelecimentos que trabalham com alimentos é totalmente ilegal, além de um grande problema de saúde pública

Publicado em 31/10/2023 às 16:21

(Foto: César Ferreira / Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes)

O Departamento de Vigilância Sanitária (VISA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, orienta aos responsáveis por estabelecimentos comerciais do ramo de alimentos, para que não recorram à água que não seja comprovadamente potável. De acordo com o órgão, uma água de poço, por exemplo, pode trazer grande risco à saúde, além da questão da falta de higiene, pois pode conter impurezas.

“O uso de água de poço em estabelecimentos que trabalham com alimentos é totalmente ilegal, além de um grande problema de saúde pública. Por não ter como atestar a qualidade dessa água, ela pode estar veiculada a uma série de doenças, principalmente, por conta da presença de microrganismos patogênicos”, informou a Vigilância Sanitária.

Dentre as patologias pontuadas devido ao consumo de água não potável, estão: gastroenterite; cólera, febre tifoide; Hepatites A e E; rotavírus; salmonela, além de uma série de verminoses, entre elas, a Giardia lamblia, causadora da giardíase.

A Visa pontua que, caso seja encontrado algum tipo de irregularidade, como a presença de poço artesiano, estabelecimento sem hidrômetro ou sem uma ligação que comprove a instalação oficial da concessionária de água que atua na região, o local é intimado, através do Termo de Intimação (TI), tendo um prazo para se adequar, seja providenciando a religação ou a ligação, apresentando o protocolo oficial da concessionária que atua no município da Vigilância Sanitária. No caso da outorga do poço, o proprietário tem que apresentar o protocolo de solicitação junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O TI é um documento lavrado em três vias para conceder prazo para correção de não-conformidades de baixo e médio risco sanitário, cujo grau risco cabe as autoridades sanitárias avaliarem.

Em caso de dúvidas, a Vigilância Sanitária orienta à população para buscar atendimento através das redes sociais (Instagram e Facebook) ou de forma presencial na sede da VISA, situada à Rua Gil de Góis, 138, Centro.

Fonte:

Deixe seu comentário