Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

importante

Profissionais de educação participam de curso de primeiros socorros

Capacitação foi ministrada na Creche Municipal Maria da Conceição, em Roças Velhas, e será estendida a todas as unidades da rede municipal

Publicado em 20/10/2023 às 15:37

Saber como agir no primeiro momento de um acidente, realizar corretamente uma manobra de desengasgo e uma compressão cardíaca, reconhecer os primeiros sintomas de desmaio e conseguir preveni-lo, aprender a manusear e estabilizar o paciente até a chegada do socorro para a transferência ao hospital, quando necessário, são exemplos dos conhecimentos básicos que podem salvar uma vida. Essas foram algumas das lições aprendidas pelas equipes da Creche Municipal Maria da Conceição dos Santos Campos, em Roças Velhas, no sexto distrito de São João da Barra, que participaram durante dois dias, na terça-feira, 17, e quarta-feira, 18, do primeiro Curso de Primeiros Socorros na Escola, que será estendido a todas as unidades da rede municipal.

O curso, com duração de oito horas, foi ministrado pelo agente da Guarda Civil Municipal, Pedro Bento, e pela fisioterapeuta intensivista da Secretaria Municipal de Saúde, Karla Renata Brito, que explicaram como fazer a coisa certa no primeiro momento de um incidente. Outros exemplos do que pode ocorrer com um aluno são queda, corte, febre, reação alérgica, choque, queimadura, intoxicação e sufocamento.

O curso realizado na creche, que possui 21 turmas com 297 alunos de 1 ano e meio a 5 anos de idade e 73 profissionais, incluindo professores, cuidadores, profissionais de apoio e da área administrativa, pedagogo, assistente social e psicólogo, faz parte do Programa de Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, previsto na legislação federal e regulamentado pela Prefeitura em lei municipal de junho deste ano.

— É muito importante que nossos profissionais estejam capacitados para que saibam como agir no primeiro momento de um incidente que possa ocorrer dentro da escola. Estamos montando um calendário para levar o curso a todas as 38 unidades do município, a fim de que todas as equipes estejam preparadas, protegendo nossos alunos e evitando que um problema possa se tornar mais grave por não ter sido cuidado corretamente assim que identificado — explica a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

O curso tem como base os elos da cadeia de sobrevivência: educação, prevenção, identificação, primeiros socorros e o atendimento pré-hospitalar (APH), quando após a assistência feita no local é necessário solicitar o socorro para a unidade hospitalar.

Fonte:

Deixe seu comentário