Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

ecoturismo

Turismo de Campos na Reserva Caruara pelo desenvolvimento regional

A coordenadora de Relacionamento com Comunidades da Reserva Caruara, Priscila Pessanha, informa que o espaço é uma reserva particular do patrimônio natural

Publicado em 22/09/2023 às 16:45

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Turismo, representada pelo secretário Hans Muylaert, e pelo chefe de gabinete, Fabiano Gomes, visitou nesta quinta-feira (21) a Reserva Carurara, uma Unidade de Conservação do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em São João da Barra. Eles foram recebidos pela coordenadora de Relacionamento com Comunidades, Priscila Pessanha e pelo analista ambiental, Tarique Santos. A sede da Reserva Caruara, localizada na Lagoa de Iquipari, foi inaugurada em 2022.

- Estivemos reunidos na Reserva Caruara com a pauta principal de conhecer esse importante equipamento regional que atende visitantes e proporciona turismo de experiência, imersão, ecoturismo e turismo ambiental com desenvolvimento em educação ambiental, roteirização turística, promovendo capacitação aos operadores turísticos para que possam desenvolver novos projetos no local. Dessa forma, Campos, como principal cidade da Região Costa Doce, faz essa interface para que a gente possa fomentar a nossa região para maior número de visitações e atrações para o desenvolvimento social e econômico. Vimos que a Reserva Caruara presta seu papel social no desenvolvimento educacional e turístico da nossa região – afirma o secretário, Hans Muylaert, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo e da Instância de Governança Regional (IGR) Costa Doce.

A coordenadora de Relacionamento com Comunidades da Reserva Caruara, Priscila Pessanha, informa que o espaço é uma reserva particular do patrimônio natural, “que se estabelece como um equipamento destinado a todos os públicos em conexão direta com os pilares de educação ambiental, produção, pesquisa científica e turismo sustentável e ecológico. São diversas possibilidades que se conectam a esse espaço e aos potenciais que gera”.

- Temos total interesse de participar de espaços e fóruns de construção e discussões relacionada às temáticas que são afins a esse espaço de oportunidades, que a gente já materializa através do que a gente alcançou em um ano apenas de operação. Tivemos a oportunidade de receber mais de 18,5 mil visitantes, de realizar mais de 40 programações especiais e, principalmente, de receber instituições dos mais variados segmentos que contabilizam mais de 150. Para nós, esse espaço traz grandes chances de gerar conexões e estabelecer um novo segmento com uma proposta diferenciada de roteiros que permitam experiências diferenciadas – explica Priscila.

A coordenadora de Relacionamento com Comunidades também falou sobre a importância da visita da Secretaria Turismo de Campos ao equipamento. “A visita da Secretaria Municipal de Turismo de Campos representa para nós o reconhecimento dos potenciais que estão sendo gerados a partir do estabelecimento da nossa sede de visitação. Configura para nós uma aproximação interessante, que vai fomentar oportunidades em todo território, extrapolando os limites da reserva”.


Fonte:

Deixe seu comentário