Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Saneamento

Prefeitura constrói rede de drenagem em região de alagamentos no Santa Rosa

O projeto elaborado para o bairro levou em conta o ponto crítico, com registro de alagamentos e que não constava de rede de drenagem

Publicado em 07/11/2023 às 16:16

(Foto: Jualmir Delfino / Divulgação)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, está construindo rede de galeria para drenagem pluvial (das águas das chuvas) em regiões de formação de bacia que causam alagamentos em períodos de chuvas intensas. O trabalho é feito por homens e máquinas que fazem a escavação, constroem valas, transportam manilhas e fazem o assentamento da rede que consta de poços com grelhas para coleta das águas que, por sua vez, vão ser drenadas pela galeria.


O Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, informa que o projeto elaborado para o bairro levou em conta o ponto crítico, com registro de alagamentos e que não constava de rede de drenagem. Ele ressalta que em vários bairros onde já existem redes de drenagem, mas ocorrem pontos de alagamentos, tem a atuação da secretaria com equipes de limpeza e manutenção das galerias.


“Em vários bairros da cidade e nos distritos, a falta de consciência dos próprios moradores tem resultado em transtornos nos bairros. Descartar lixo nas ruas e descartar entulho e lixo nos terrenos baldios ocasionam prejuízos para todos. O lixo descartado nas ruas ou, da mesma forma, resto de material de construção nas calçadas, resulta em obstrução nas redes de galerias de drenagem das águas das chuvas. O entupimento de vários trechos do sistema causa transtornos e alagamentos que enguiçam carros e até invade quintais e casas. É preciso que cada pessoa tenha consciência cidadã e contribua com a preservação do sistema de drenagem, não deixando lixo nem materiais nas ruas”, enfatiza Fábio Ribeiro, que acrescentou:


“Temos várias equipes distribuídas atuando em diversos bairros, fazendo a limpeza e reparos da alvenaria nos fossos (poços com grelhas por onde entram as águas que correm na sarjeta e vão para as galerias). Temos retirado volumes de lixo impressionante de dentro dos fossos (poços) e, também, no interior das manilhas”, informa o secretário.


Fábio Ribeiro faz apelo aos moradores para que despertem a consciência “sobre a importância de jogar lixo no lixo”. O mesmo apelo ele direciona aos comerciantes: “É necessário que os comerciantes do ramo da alimentação tenham consciência e não despejem óleo de soja usado nas grelhas dos ralos de drenagem”, pede Fábio Ribeiro.


Apelo também é direcionado aos mecânicos que descartam óleo queimado nos ralos: “Os óleos misturados com outros materiais e terra no interior das galerias resultam em espessa e extensa borra dentro das manilhas e causam obstruções que exige interditar as ruas para que máquinas pesadas escavem as pistas para retirada dos trechos entupidos e colocar novas manilhas, um gasto que poderia ser feito onde ainda não existe”, conscientiza o secretário.

Fonte:

Deixe seu comentário