Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

capacitação

Inscrições abertas para o curso “Como fornecer para a Prefeitura de Campos”

A capacitação é gratuita e acontece no próximo dia 23, no auditório da prefeitura, das 18h às 22h,

Publicado em 11/11/2023 às 16:07

(Foto: César Ferreira / Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes)

Estão abertas as inscrições para o curso “Como fornecer para a Prefeitura de Campos”, através do processo eletrônico, conforme previsto na Lei Federal nº 14.133/2021 (Inscreva-se AQUI). O curso é gratuito e  acontece no próximo dia 23, no auditório da prefeitura, das 18h às 22h, através de uma parceria entre a Prefeitura de Campos e o Sebrae/RJ com o apoio da plataforma de licitações eletrônicas LICITANET.  A capacitação terá como palestrantes os consultores do Sebrae/RJ – André Netto - e da LICITANET – Bríssio Reis. A prefeitura é parceira no evento, através da Licitação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Segundo o agente de contratação/pregoeiro, Marcelo Monteiro, o curso vai oferecer informações fundamentais tanto para quem já é fornecedor da prefeitura quanto para quem pretende fornecer produtos ou prestar serviços para o município. “Além das questões teóricas que serão abordadas pelo consultor do Sebrae/RJ, o curso contará com a participação do consultor da plataforma de licitações eletrônicas, LICITANET, que demonstrará aos participantes a operacionalização e as funcionalidades da plataforma virtual”.
- Vale destacar que, de acordo com a nova Lei de Licitações (Lei Federal nº 14.133/2021), em breve, todas as licitações se darão por meio eletrônico. Ressalte-se, ainda, que os processos de contratação direta (dispensa e inexigibilidade de licitação), no âmbito do município de Campos dos Goytacazes, já são regidos pela Lei Federal nº 14.133/2021, por força do Decreto Municipal nº 125/2023, daí a importância da capacitação dos fornecedores – explica o pregoeiro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, destaca a importância da capacitação de empresários e empreendedores para que possam estar mais preparados para atender a demanda tanto de esferas públicas quanto de empresas, incluindo as do Porto do Açu. “Quanto mais capacitarmos nossos empresários, mais eles estarão preparados para fornecer tanto para a prefeitura de Campos como outras prefeituras e esferas de governo”.

- Estamos contribuindo para o aperfeiçoamento constante dos empresários e empreendedores e, consequentemente, deixar nossa economia cada vez mais forte. Entidades públicas são grandes compradores e isso movimenta setores como o de Serviços, Comércio, Indústria, entre outros. Além disso, fornecedores preparados para atender ao setor público, estão preparados para o setor privado também. Todo esse movimento da cadeia produtiva faz parte da política de governo do prefeito Wladimir Garotinho para fomentar o desenvolvimento regional – destaca Mauro Silva.

Segundo o gerente regional do Sebrae/RJ, Guilherme Reche, a iniciativa é de fundamental importância para ampliar os conhecimentos desses fornecedores, visando alcançar novas oportunidades. “Tão importante quanto qualificarmos os nossos empresários em técnicas de gestão empresarial, finanças, marketing e atendimento, inovação e novos processos, é trabalhar também políticas públicas eficientes junto aos municípios, que é o que estamos fazendo de maneira, extremamente, proativa em conjunto com a Prefeitura de Campos, através o Programa Cidade Empreendedora, que tem como foco e objetivo ampliar cada vez mais a desburocratização, ter uma eficiência de processos cada vez mais acentuada e proporcionar um ambiente de negócios mais favorável ao pequeno empresário”.

- Essa capacitação tem por objetivo conectar as informações necessárias para que o pequeno negócio que já está sendo orientado entenda como ele consegue ser um fornecedor da prefeitura. Faz parte do nosso processo qualificar a empresa, em conjunto com prefeitura, e estabelecer uma conexão entre os dois, em uma agenda extremamente produtiva, dinâmica, que vai oportunizar que o pequeno negócio local, a microempresa e o microempreendedor individual consigam entender de que maneira alcançar esse mercado de produtos e serviços que a prefeitura demanda e, assim, ampliar sua geração de faturamento, de receita e seus resultados – conclui Reche.

Fonte:

Deixe seu comentário