Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

ciência na educação

Secretário de Educação visita 8ª Feira de Ciências em Escola do KM 13

A escola atende 247 alunos do 6º ao 9º ano e ganhou menção honrosa na IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Publicado em 13/11/2023 às 16:56

(Foto: Mauro Antönio / Divulgação)

Usina solar, malefícios do cigarro, erupção vulcânica. Esses foram alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos da Escola Municipal Professora Eleonora da Silva Pinto Viana, no Km 13, durante a 8ª Feira de Ciências. O evento aconteceu nesta segunda-feira (13), com a presença do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. A escola atende 247 alunos do 6º ao 9º ano e ganhou menção honrosa na IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada mês passado no Jardim São Benedito. O projeto selecionado foi o de Sabão Ecológico.

Para o secretário, é importante que os alunos possam mostrar seus conhecimentos através das feiras. "Estamos tendo a oportunidade de observar vários projetos e todos com objetivos diferentes. É muito bom ver nossos alunos produzindo conhecimentos. Eles já participam do nosso edital do Mais Ciência na Escola e ganham bolsas para incentivar ainda mais o estudo. Como eu sempre falo. Educação Ilumina Vidas!", disse o secretário.

Gestor da unidade, Cláudio Marcio Grassini explicou que a feira é uma oportunidade dos alunos apresentarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. "Nós priorizamos o trabalho prático. A Feira é realizada há vários anos e só paramos no período da pandemia em 2020 e 2021. Esse é um dos projetos inseridos no PPP e uma forma de incentivar os alunos a se interessarem ainda mais pelo estudo de Ciências", explicou o gestor.

Professor de Ciências da unidade e orientador do projeto de Sabão Sustentável, Murilo de Almeida Santos ressaltou a importância da premiação com a menção honrosa. "Participar desse tipo de projeto faz com que os alunos de sintam priorizados e valorizados por seus trabalhos. Dessa forma a gente consegue resultados práticos. Eles aprendem que não é só seguir roteiros pré-estabelecidos, eles também são capazes de produzir e aprender dessa forma prática" disse Murilo.

Professora de Ciências da escola, Ingrid Velasco, também ratificou a importância da aula prática. "Despertar a atenção dos adolescentes é mais difícil, por isso, estamos sempre buscando motivá-los com projetos que vão ao encontro dos interesses deles”.

A aluna Raabe Gonçalves, está no 8 ano do Ensino Fundamental e é uma das integrantes do grupo que desenvolveu o projeto de Sabão Sustentável. Ela ressaltou que a ideia surgiu para mostrar à comunidade os malefícios de despejar o óleo usado no meio ambiente. "A gente pediu às pessoas para trazer o óleo, fizemos o sabão e demos a cada um que contribuiu. Nosso objetivo é fazer as pessoas entenderem que esse produto pode ser reutilizado de outra forma e não simplesmente jogar no meio ambiente", explicou a aluna.

Também integram o projeto os alunos Samuel Nogueira de Souza e Pedro Henrique Rangel Barreto. Já o aluno Pedro Henrique Grassini, integrou a equipe que desenvolveu o projeto "Pasta do Dente de Elefante, que visa mostrar as reações químicas dos elementos. "O objetivo é o conceito de decomposição, a velocidade e as reações químicas, como por exemplo a junção do detergente, corante, peróxido de hidrogênio, entre outros" explicou o aluno.

Fonte:

Deixe seu comentário