Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

dia histórico

Rodrigo Bacellar é o primeiro político campista a se tornar presidente da Alerj

Com uma carreira meteórica o jovem político de 42 anos assumi o cargo mais importante no parlamento fluminense

Publicado em 02/02/2023 às 16:24

(Foto: Reprodução: Redes Sociais)

O deputado estadual Rodrigo Bacellar é eleito em chapa única nesta quinta-feira (2), para exercer a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). É a primeira vez que um político campista assumi o cargo mais importante no parlamento fluminense.

Disputa acirrada 

Mas o que aparentava ser uma disputa fácil sem concorrente, se transformou em um racha nos últimos dias, onde o deputado Jair Bittencourt insatisfeito com a escolha de Bacellar para montar a Mesa Diretora, montou uma chapa concorrente. Os dois deputados são do mesmo partido, o Partido Liberal (PL).

E após várias intervenções políticas, inclusive do governador Cláudio Castro (PL), para que houvesse apenas uma chapa, a do Bacellar, o deputado Jair Bittencourt pediu a palavra durante a sessão, e disse que estaria abrindo mão da disputa pela presidência, e desejou ao novo presidente, um excelente mandato, e frisou o feito de Bacellar, que é raro - um deputado no início do segundo mandato, se tornar presidente de uma das mais importantes assembleias legislativas do país.

Votação

A votação foi iniciada em voto secreto, sendo os 70 deputados chamados nominalmente em ordem alfabética para comparecerem a urna, onde votavam manualmente. Quando já estava no meio da votação, chegou uma decisão judicial, que ordenava que a votação fosse realizada de forma aberta, cancelando a liminar anterior que obrigava que a votação fosse em voto secreto. Tendo em seguida retornado novamente a votação que consagrou Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, com 56 votos favoráveis e 13 abstenções.

Carreira meteórica e de sucesso

Reconhecido como grande articulador político e braço direito do governador Cláudio Castro, Rodrigo Bacellar vem de berço político. Ele é filho do ex-vereador Marcos Bacellar, que é sinônimo de luta no interior do estado do Rio de Janeiro.

Durante sua passagem pela Secretaria de Estado de Governo, Rodrigo, demonstrou ser aberto ao diálogo, coerente e leal ao seu grupo político, se tornando a figura mais importante da gestão do governador Cláudio Castro. Durante sua gestão na frente da pasta, o estado do Rio viu a expansão de vários projetos como da Operação Lei Seca e do Segurança Presente, assim como a criação do RJ para Todos.

Siga o Portal da Cidade no Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece em Campos, e Região, clicando aqui. 


Fonte:

Deixe seu comentário