Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

Santo amaro

"Caminho da Fé" será oficialmente lançado na próxima segunda-feira em Campos

Em comemoração as festividades do padroeiro da Baixada Campista, autoridades religiosas e do município lançarão o projeto na CDL às 16h

Publicado em 05/01/2023 às 16:30
Atualizado em

(Foto: Renan Dantas)

(Foto: Renan Dantas)

(Foto: Renan Dantas)

(Foto: Renan Dantas)

(Foto: Renan Dantas)

Uma tradição que mistura fé e espiritualidade, assim é o "Caminho da Fé" , que será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (9) às 16h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Campos, com as presenças de autoridades religiosas e municipais, em comemoração as festividades do padroeiro da Baixada Campista, Santo Amaro.


Interior do Santuário de Santo Amaro - Foto: Renan Dantas

A tradicional caminhada que romeiros devotos realizam há dezenas de anos, percorrendo aproximadamente 40km a pé, vem a cada ano reunindo mais fiéis, que saem da Catedral do Santíssimo Salvador no Centro do município, até o distrito que leva o nome do santo.

Dom Inácio Maria Veiga - Reitor do Mosteiro de São Bento

Semente do Evangelho

Nosso retorno para Campos, aqui precisamente para o Mosteiro de São Bento, que é histórico, nos trás muita alegria e satisfação, pois estamos dando continuidade e seguimento aquilo que outros monges nesses 374 anos plantaram, semearam com a semente do evangelho, a forma beneditina de vivê-lo, junto com a sua prática trazendo a espiritualidade às devoções.

Dom Inácio Maria Veiga - Reitor do Mosteiro de São Bento


Sala dos Milagres - Foto: Renan Dantas

Em sua grande maioria os romeiros realizam o "Caminho de Santo Amaro, que agora se chamará oficialmente, Caminho da Fé" para representar a gratidão por graças alcançadas com a intercessão do santo, muitos destes fiéis vindos de outros municípios. Uma verdadeira demonstração de fé e religiosidade, levada de geração por geração, que reúne pessoas de todas as idades, em busca da aproximação de Deus, através da sua intercessão.


Interior do Mosteiro de São Bento, de onde saiu a carreata com a imagem de Santo Amaro - Foto: Renan Dantas

Padre Liomar Santos - Reitor do Santuário

Caminho da Fé

Estamos nos preparativos para receber os devotos que irão vir no santuário em sinal de fé e milagres. Como tradição, tivemos a carreata onde os monges vieram trazendo a imagem de Santo Amaro, vindo do Mosteiro de São Bento. Estaremos recebendo muito bem todos os peregrinos. Nesta sexta-feira (06), estaremos iniciando a novena até o dia 14. Durante os festejos teremos a presença de dois bispos, muitos padres e muitos fiéis, que estarão vindo pelo Caminho da Fé, vindo de todos os lugares, seguindo Jesus com o nosso glorioso Santo Amaro.

Padre Liomar Santos - Reitor do Santuário

Conheça a história de Santo Amaro

Santo Amaro nasceu em Roma e entrou muito cedo para a vida religiosa. Filho espiritual e grande amigo de São Bento, tornou-se um beneditino com apenas 12 anos de idade. Realidades daquele tempo, mas que apontam para uma necessidade dos tempos atuais.

Ele foi apontado, desde muito cedo, como um exemplo de silêncio e também de correspondência às exigências da vida monacal. Vida de austeridade, de ação, de oração; “ora et labora” de fato.

Amigo de São Bento

Grande amigo de São Bento, viveu momentos que ficaram registrados. São Gregório foi quem deixou o testemunho de que, certa vez, São Bento, por revelação, soube que um jovem estava para se afogar em um açude. Disse ao então discípulo Amaro que fosse ao encontro daquele jovem. Ele foi. Sem perceber, com tanta obediência, ele caminhou sobre as águas e salvou aquele jovem; só depois ele percebeu que havia acontecido aquele milagre. Retribuíram a ele, mas, claro, ele atribuiu a São Bento, pois só obedeceu.

Vocação

História ou lenda, isso demonstra como Deus pode fazer o impossível aos olhos humanos na vida e por meio da vida naqueles que acreditam e buscam corresponder à vocação. Todos nós temos uma vocação comum, a mesma que Santo Amaro teve: a vocação à santidade. Esse santo foi quem sucedeu São Bento em Subiaco, quando este foi para Monte Casino. Ele foi exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo.

Páscoa

Ele morreu em 15 de janeiro de 584, aos 72 anos. Rezado contra resfriados, reumatismo e gota, contra dores musculares, Santo Amaro tornou-se muito querido pelo povo e venerado como santo taumaturgo.

Devoção

Aliás, na viagem para França conta-se o milagre da multiplicação dos pães num pobre convento que o acolheu, aliás os pobres monges, para acolher o santo peregrino, deram-lhe o único pão que restava na despensa, mas na manhã, por milagre, encontraram a despensa cheia de pão fresco e em abundância por mais de um mês, o símbolo da Eucaristia e da caridade está aqui claro; em muitos países ainda é costume abençoar os sanduíches, símbolo de partilha, na festa do santo.

*Com informações da biografia de Santo Amaro, através da Canção Nova.

Siga o Portal da Cidade no Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece em Campos, e Região, clicando aqui.


Fonte:

Deixe seu comentário