Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

inclusão na educação

Escola de Aprendizagem Inclusiva UFF; Curso de Libras para alunos de Psicologia

A diretora da EAI, Eleonora do Nascimento, disse que quem fizer o curso, denominado de Pisilibras, vai receber certificado pela Efem

Publicado em 27/10/2023 às 17:17

(Foto: Eleonora Nascimento / Divulgação)

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI) e a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), firmou parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e, nesta semana, iniciou Curso de Libras para alunos de Psicologia da universidade. Em contrapartida, a universidade vai realizar através de seu projeto “Mães na Rede”, rodas de conversas, entre outras atividades com os pais dos alunos da EAI.

A diretora da EAI, Eleonora do Nascimento, disse que quem fizer o curso, denominado de Pisilibras, vai receber certificado pela Efem. “Fomos procurados por um aluno da UFF que desejava ter uma formação em Libras. Com isso, junto à diretora da Efem, Talita Ernesto e a Professora de Psicologia da UFF, Bárbara Breder, com apoio do Secretário de Educação Marcelo Feres, a parceria foi concretizada entre nós”, disse Eleonora.

Aluno do 9º ano de Psicologia da UFF, João Gabriel Batista comentou que o curso de Libras é essencial. "Esse curso é superimportante, porque nós estudantes de Psicologia não acessamos esse conhecimento, visto que futuramente seremos profissionais e trabalharemos com a comunicação, acredito que seja muito relevante na nossa formação termos essa oportunidade", afirmou João.

Daiana Cristina é mãe da Maria Flôr, que foi diagnosticada com síndrome de Escobart, na qual os membros superiores e inferiores são encolhidos. Ela falou sobre a importância da EAI. “A Maria Flor passou a ter mais interesse no aprendizado após a Escola de Aprendizagem Inclusiva. Hoje, ela é mais concentrada, dedicada e ama a equipe que a atende”, diz Daiana.

OUTUBRO ROSA


Outra atividade realizada esta semana na Escola de Aprendizagem Inclusiva foi a maquiagem realizada com as mães dos alunos e funcionárias da unidade. Segundo Eleonora, representantes da Mary Kay foram até o local e deixaram as mães e funcionárias ainda mais bonitas, contribuindo para aumentar a autoestima das mulheres.

"Junto a importância do autocuidado, no momento, foi falado também sobre a prevenção do câncer de mama. A Secretaria de Saúde trouxe as profissionais Fernanda Rocha, Alessandra Crespo e Kátia Gomes ", finalizou Eleonora.

Fonte:

Deixe seu comentário