Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

educação inclusiva

Tablets: ferramentas importantes para alunos atípicos na rede municipal

É o caso da aluna da Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Tocos, Maria Yasmin Lima Rodrigues de Sousa, que apresenta deficiência auditiva

Publicado em 11/10/2023 às 15:39

(Foto: Wellington Rangel / Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes)

Desde que os tablets começaram a ser entregues na Rede Municipal de Ensino, em julho, a realidade de muitas crianças mudou, principalmente as que apresentam necessidades educacionais especiais. Os equipamentos estão ajudando a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia a promover uma educação mais inclusiva. É o caso da aluna da Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Tocos, Maria Yasmin Lima Rodrigues de Sousa, que apresenta deficiência auditiva.

Yasmin tem 7 anos e está cursando o 2º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. A mediadora da unidade escolar, Marcelle de Freitas Crespo Azevedo, conta que a aluna é esforçada, aplicada nas atividades propostas e inteligente. E com o avanço do uso do tablet, a mediadora percebeu uma valorização e um incentivo a mais no que diz respeito à aprendizagem.

Marcelle explica que Yasmin fez atividades de conhecimento lógico matemático e, na medida que conseguia obter resultados, comemorava e aumentava a sua autoestima.

“Quando o assunto é tecnologia, percebemos nitidamente o interesse de nossos alunos e principalmente alguns alunos atípicos. Então, a tecnologia é uma parceria na Educação e o tablet é uma ferramenta que nos auxilia na motivação e na prática diária de nossas crianças. No caso da Educação Inclusiva, a tecnologia se coloca como um ponto essencial para a realização das tarefas cotidianas”, ressalta Marcelle.

Dos 8 mil tablets adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), cerca de 6 mil já foram entregues aos estudantes da rede municipal de ensino.

Para a coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Verônica Gomes, a tecnologia tem sido uma grande aliada na aprendizagem da geração atual. “Os tablets chegam às escolas municipais como uma ferramenta rica, atrativa e potencialmente interessante para o aluno, porque a gameficação propicia prática lúdica e integrada dos componentes curriculares, o exercício de concentração e memorização e a consolidação da aprendizagem acontece de forma eficiente”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário