Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

papo de especialista

Mente em Sintonia: Desvendando os benefícios do Neurofeedback

A psicopedagoga Thais Nogueira apresenta o tratamento que contribui para um melhor desempenho comportamental, cognitivo, atencional e emocional

Publicado em 07/08/2023 às 12:08

(Foto: Divulgação)

Já ouviram falar em Neurofeedback? Imagine um tratamento não invasivo e nem medicamentoso, que ajuda você a entender e melhorar o modo como seu cérebro funciona. Essa técnica existe e chama-se Neurofeedback. De acordo com a psicopedagoga e treinadora Thaís Nogueira, o procedimento tem sido muito indicado como uma opção de tratamento para várias patologias. “É um tratamento inovador, desenvolvido pela ciência que contribui para um melhor desempenho comportamental, cognitivo, atencional e emocional dos pacientes", explicou Thaís.

Ainda de acordo com a profissional, o neurofeedback também pode ser entendido como um treinamento neurofisiológico, que trabalha com as ondas e frequências cerebrais que o nosso cérebro produz o tempo todo.

Thaís Nogueira - Psicopedagoga Clinica e Institucional

Especialista

Ele tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Esse tratamento não tem nenhum efeito medicamentoso e muito menos invasivo no cérebro. O treinamento é responsável por estimular as habilidades naturais do cérebro, regulando e desenvolvendo suas potencialidades, corrigindo distúrbios, o que contribui para um melhor desempenho comportamental e cognitivo, como foco, atenção e concentração.

Thaís Nogueira - Psicopedagoga Clinica e Institucional

Como qualquer outro tratamento, o neurofeedback demanda dedicação e disciplina. “Não é possível fazer uma definição prévia sobre a quantidade total de sessões, pois varia muito de pessoa para pessoa e da gravide do quadro. Podendo ser recomendável de 30 a 40 sessões. Entretanto, é um tratamento que garante efeitos duradouros”, pontuou. 

Cabe ressaltar que o neurofeedback é indicado para TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade), TEA (Transtorno do Espectro Autista), ansiedade, depressão, dificuldades de concentração, dificuldades de memória, distúrbios de aprendizagem, estresse, entre outros.

Como é realizado o tratamento?

É realizado através do próprio sistema, uma avaliação de padrões cerebrais, uma ferramenta prática que permite receber uma análise detalhada das relações dentro do cérebro. Através da avaliação é criado um plano de treinamento específico para treinar o cérebro o paciente.

O plano de treinamento cerebral aponta quais são as mudanças especificas que precisa fazer no comportamento do cérebro. O programa estabelece os alvos e os objetivos que precisam ser alcançados. E temos um feedback em tempo real se o cérebro está ou não atingindo o objetivo. 

Ficou interessado(a) em saber mais informações?

Thaís Nogueira - Psicopedagoga Clinica e Institucional / Treinadora de Neurofeedback

E-mail: thais.neurofeedback@gmail.com

|Conteúdo de responsabilidade do especialista|



Fonte:

Deixe seu comentário