Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

cultura

Cinema Itinerante para alunos da EJA na Semana da Ciência e Tecnologia

Uma megaestrutura foi montada no local para a exibição do filme Extraordinário

Publicado em 19/10/2023 às 14:12

(Foto: Wellington Rangel / Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes)

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino também estão participando da X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no turno da noite. Além de visitarem os stands com dezenas de projetos e conhecerem os trabalhos de 91 parceiros, sendo 60 unidades escolares, eles estão sendo contemplados com o Projeto Cinema Itinerante. Uma megaestrutura foi montada no local para a exibição do filme Extraordinário.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e teve início nesta quarta-feira (18), prosseguindo até sexta-feira (20), no Jardim São Benedito. Na noite deste primeiro dia participaram da sessão os estudantes das Escolas Municipais Maria Lúcia, Dr. Getúlio Vargas, Francisco Portela, Manoel Coelho, Wilmar Cava Barros e Pequeno Jornaleiro.

De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a segunda sessão acontecerá nesta quinta-feira (19), a partir das 18h, beneficiando alunos das Escolas Municipais Marechal Arthur da Costa e Silva, Albertina Azeredo Venâncio, Dr. Luiz Sobral e Mario Barroso.

O longa-metragem conta a história de Auggie Pullman (interpretado por Jacob Tremblay), um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética chamada Treacher Collins, que ocasiona uma série de dismorfismos craniofaciais. Por conta disso, Auggie precisou realizar 27 cirurgias ao longo de sua vida para conseguir enxergar e respirar.

Tal condição o levou a passar todos esses anos estudando em casa e escondendo seu rosto com um capacete de astronauta. Até que tudo muda quando seus pais decidem colocá-lo em uma escola, fazendo com que ele viva novos desafios, aventuras e experiências. A direção é de Stephen Chbosky, tendo no elenco atores como Julia Roberts, Jacob Tremblay e Owen Wilson.

“O filme nos ensina lições importantes como: valorizar nossa família e amigos, não subestimar nem praticar o bullying, respeitar as diferenças, ser gentil e exercitar a empatia. As sessões são gratuitas e contam com distribuição de guaravita e pipoca. Não apenas os estudantes da EJA podem participar, mas toda a comunidade é convidada a comparecer”, informou Marcelo.

O Cinema Itinerante prioriza, de acordo com ele, a exibição de filmes que abordam assuntos que tenham foco educacional e pedagógico. O objetivo é levar o entretenimento, a cultura e o lazer aos estudantes de comunidades rurais do interior e bairros mais afastados do Centro da cidade, a fim de contemplar crianças que moram distante e não têm oportunidade de ir ao cinema convencional.

Fonte:

Deixe seu comentário