Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

cultura e arte

Teatro Firjan SESI de Campos, Macaé e Itaperuna recebem festival de rap

Abertura desta edição é celebrada em data a qual marca os 50 anos da cultura Hip-Hop

Publicado em 14/11/2023 às 11:09

(Foto: Divulgação: Firjan/Sesi)

As unidades do Teatro Firjan SESI de Campos, Macaé e Itaperuna recebem nesta semana a 10ª edição do Terra do Rap, que celebra 50 anos da Cultura Hip-Hop – sendo o primeiro festival de fomento a novos artistas urbanos no Brasil, em intercâmbio com periferias dos países e territórios de língua portuguesa. A programação desta semana terá ainda show de Jorge Vercillo – cujos ingressos esgotaram em poucos dias – e a peça Caim, baseado no último romance do escritor José Saramago, no qual apresenta o personagem bíblico em duelo constante com Deus a partir de relatos narrados no Antigo Testamento. Os ingressos ainda disponíveis, todos a preços populares, podem ser adquiridos neste link.

Terra do Rap

Com proposta itinerante, o festival – uma iniciativa do rapper Vinícius Terra – começou no último fim de semana na Pavuna e vai até o dia 20 de novembro em outros cinco teatros da Firjan SEIS. Mediante a uma imersão educativa, o festival reúne apresentações artísticas que visam descolonizar a língua e valorizar as produções feitas por artistas periféricos pautados na cultura hip-hop no estado do Rio de Janeiro. O evento já revelou artistas como Bk, A Bronca, Don-L, Kaê Guajajara, Luccas Carlos, entre outros.

A programação em destaque ainda inclui o intercâmbio de artistas consolidados, como o rapper português Maze, presente em edições no Rio (2016) e Lisboa (2018), a “Madrinha” do Hip-Hop Juju Rude, o produtor musical Suntizil e a angolana Cold Jas. Cria da Pavuna e local onde vive até hoje, Vinicius Terra conta que “realizar o festival é devolver um pouco daquilo que já fizemos ao longo desta última década em circuitos centrais em cidades como Lisboa, São Paulo ou mesmo no Rio. É entender que a periferia é o centro! É onde surgem as tendências que nutrem a cultura e o mercado da arte constantemente.”

Peça “Caim”

O premiado espetáculo é um monólogo interpretado pelo ator Henri Pagnoncelli, em comemoração aos seus 50 anos de carreira. A história é contada na primeira pessoa e todas as personagens são interpretadas pelo ator-narrador.

Com seu estilo único, olhar curioso, crítico e irônico, Saramago parte da errância vivida por seu protagonista para discutir problemas atuais, como o uso político da religião, os preconceitos, os desmandos do poder, as injustiças, a inutilidade e horrores das guerras. Saramago analisa o Gênesis de um ponto de vista mais social e político do que espiritual.

Jorge Vercillo

Com mais de 30 anos de carreira, Jorge Vercillo coleciona músicas próprias em trilhas sonoras de novelas e minisséries na TV Globo, somando 23 canções desde 1999. Recentemente, lançou seu 17º álbum de estúdio, "Raça Menina", um disco com influências pop que se unem ao conhecido MPB, R&B, trap e afrobeat.

A turnê de divulgação do álbum começou em 2021 e já passou por diversos estados do Brasil, esgotando casas de show com uma apresentação recheada de sucessos do novo disco, como "Endereço", "Tempestade" e "Marjaravon", além de hits queridos pelo púbico como “Ela une todas as coisas”, “Final feliz”, “Monalisa” e “Homem-aranha”, “Sensível Demais”, “Talismã Sem Par.

Serviço

Teatro Firjan SESI Macaé

- Quinta (16), às 20h: Show “Jorge Vercillo”

- Sexta (17), às 20h: Show “Terra do Rap”

- Sábado (18), às 20h: Teatro “Caim”

Ingressos na bilheteria ou neste link.

Teatro Firjan SESI Campos

- Quinta (16), às 20h: Teatro “Caim”

- Sexta (17), às 20h: Show “Jorge Vercillo”

- Sábado (18), às 20h: Show “Terra do Rap”

Ingressos na bilheteria ou neste link.

Teatro Firjan SESI Itaperuna

- Sexta (17), às 19h: Teatro “Caim”

- Sábado (18), às 19h: Show “Jorge Vercillo”

- Domingo (19), às 18h: Show “Terra do Rap”

Ingressos na bilheteria ou neste link.

Fonte:

Deixe seu comentário