Portal da Cidade Campos dos Goytacazes

cultura

Sucesso na quarta edição do projeto “Meia Noite no Museu”

Solar do Visconde de Araruama abriu suas portas para visitas guiadas aterrorizantes.

Publicado em 02/11/2023 às 14:53

(Foto: Antônio Filho / Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes)

Nem mesmo a chuva fez com que o público deixasse de fazer fila, na porta do Solar do Visconde de Araruama, na noite desta quarta-feira (01), para participar do “Meia Noite no Museu”. A quarta edição do evento mais popular da agenda do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), repetiu o sucesso do ano passado, arrecadando alimentos. Quem visitou o prédio, curtiu uma noite de terror bastante criativa. A vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, acompanhou a festa, junto da coordenadora do Museu, Graziela Escocard.

TEATRO – Guiadas por lanternas, as visitas aterrorizantes trouxeram espetáculos interpretados por alunos do Curso de Capacitação Teatral Letras em Movimento, projeto do MHCG, sob a coordenação artística de Guilherme Freytas. O público aplaudiu as encenações “O Assassinato de Donana Pimenta”, “Rua das Cabeças” e a “Morte do Barão da Lagoa Dourada”. A ação teve coordenação pedagógica de Rossini Reis, preparação de atores de Paulo Victor Santana e preparação corporal de Neusinha da Hora.

TRIBUTO A ZÉ DO CAIXÃO – Na sala de exposições temporárias do Museu, o fotógrafo Wellington Cordeiro exibiu desenhos e pinturas em homenagem ao cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, falecido em 2020. Em seguida, foi realizada a exibição do curta “O Saci”.

RPG – Quatro mesas de RPG foram realizadas, no pátio do Solar, sendo promovidas pelo Coletivo Campista de RPG (Cocar), encantando o público participante. Na escuridão, lanternas iluminaram as mesas.

VISITANTES CARACTERIZADOS – Pelo segundo ano consecutivo, alunos da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF) realizaram o interessante trabalho de maquiagem dos visitantes do “Meia Noite no Museu”, que resultou em caracterizações bastante criativas.

SOM DE ARREPIAR – A festa terminou com a performance do DJ Romualdo Braga, da Rádio Goitacá. O “Som de Arrepiar” transformou a sala de exposições temporárias em pista de dança.

“Ficamos felizes com o público visitando o Museu e se divertindo com o interessante universo dos filmes de terror. A visita realizada no ‘Meia Noite no Museu’ faz com que muitas pessoas conheçam o equipamento e passem a visitá-lo, em outras oportunidades, popularizando o acesso ao Solar do Visconde de Araruama”, observou a vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos.

A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, também avaliou a quarta edição do evento. “O sucesso do projeto vem obtendo o reconhecimento do Sistema de Museus do Estado do Rio de Janeiro, fato que nos enche de orgulho. O ‘Meia-Noite no Museu’ não é uma festa de Halloween, mas um projeto de educação museal em que são usadas histórias de terror regionais, atraindo a visita de novos públicos ao MHGC”, destacou.

Fonte:

Deixe seu comentário